INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Advertisements

Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
A CONTA - NOÇÃO, PARTES CONSTITUTIVA, REQUISITOS ESSENCIAIS
Eutanasia.
Enquadramento dos corpos d’água em classes, segundo os usos preponderantes Yvonilde Medeiros UFBA.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
METODOLOGIAS PNUD Agenda de Boa Governança - Iniciativas de Participação Social.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
PROMOVER 2012 RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Scheid Gazire
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
Fidedignidade Igor Menezes Princípios de Psicometria AULA 10.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
GESTÃO EMPRESARIAL Gestão de Produção e Operações: Fordismo, Toytismo e Volvismo e o Gerenciamento da Qualidade Total.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 5 09/11/2010.
1 FANORPI Faculdade do Norte Pioneiro. 2 REPORTAGEM DE TV.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
Sistema Circulatório BALA Sistema Circulatório Funções do Sistema Circulatório -Transporte de alimentos do intestino para as demais regiões.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
© Editora Saraiva Churchill&Peter Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 11 Marketing de Serviços Marketing.
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO. a onerosidade é um dos elementos fáticos-jurídicos componentes da relação empregatícia; REMUNERAÇÃO- gênero de parcelas contraprestativas.
Principais alterações. Inclusão de Artigo com conceitos; Exclusão do parágrafo único sobre baixo valor monetário e incluído o critério da análise em.
1. A RETIRADA DO DIVISOR FÍSICO NO SENTIDO POA/CANOAS; 2.OS VEÍCULOS PESADOS DEVERÃO OBEDECER O FLUXO SEMPRE A DIREITA; 3. OS VEÍCULOS DE CARGA ACIMA DE.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
Contabilidade Social Aula 3.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
EQUIPAMENTOS DE CAPTURA - CÂMARAS FOTOGRÁFICAS RICARDO BATALHA Nº16 10PM1 PROF: ANTÓNIO SEMEDO.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Ciência sem fronteiras Saiba mais sobre o Ciência sem fronteiras... Agosto de 2014.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
Aplicação de Sistemas de Gestão Técnica para Racionalização Energética nos Hotéis.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 1 Projovem Adolescente (15 a 17 anos) PETI (6 a 15 anos) Crianças de até 6 anos e idosos.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Aula 03: Design da Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CONCESSIONÁRIA: Agente titular da concessão federal para prestar serviço público de energia elétrica. GESTOR ANEEL ––
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
REVISÃO MATEMÁTICA . BARRETO.
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis Porto Alegre, 25 de novembro de LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS.
PIPETAS GILSON: COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL E OBTER MELHORES RESULTADOS Melissa Silva Nova Analítica
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Profa. Marina Mitiyo Yamamoto Prof. Guillermo Braunbeck Diurno.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 4 A tomada de decisão em administração © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide.
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles

INCERTEZA Todos os resultados de medição estão afetados por erros que devem ser tratados convenientemente. Considerando que os erros não podem ser perfeitamente conhecidos, podemos afirmar que os resultados estão afetados por uma dúvida (incerteza). Mesmo sabendo que o resultado da medição não é perfeito, é possível obter informações confiáveis, desde que o resultado da medição venha acompanhado da respectiva incerteza. Rm = (20,00 ± 0,05) O resultado exato não é conhecido, porém podemos afirmar com 95% de probabilidade que se encontra no intervalo de 19,95 mm até 20,05mm.

INCERTEZA A palavra “incerteza” significa dúvida. De forma geral “incerteza de medição” significa a dúvida sobre o resultado da medição. Formalmente, define-se incerteza como sendo um parâmetro associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores fundamentalmente atribuídos ao mensurando.

INCERTEZA Especificação do mensurando Identificação das fontes de incerteza Quantificação dos componentes Cálculo da incerteza combinada Cálculo da incerteza expandida Análise das contribuições

Bases do C á lculo de Incertezas A m é dia dos valores medidos representa o valor mais prov á vel; Os resultados em condi ç ões de repetitividade apresentam uma distribui ç ão normal.

Distribui ç ão normal

Curva normal   pontos de inflexão assíntota  média  desvio padrão

Efeito do desvio padrão  >  >  

Incerteza padrão (u) –medida da intensidade da componente aleatória do erro de medição. –corresponde à estimativa do desvio padrão da distribuição dos erros de medição.

Área sobre a curva normal  95,45% 

Estimativa da repetitividade (para 95,45 % de probabildiade) Para amostras infinitas: Re = 2.  Para amostras finitas: Re = t. u Sendo “t” o coeficiente de Student para = n - 1 graus de liberdade. A repetitividade define a faixa dentro da qual, para uma dada probabilidade, o erro aleatório é esperado.

Exemplo de estimativa da repetitividade 1014 g 0 g 1014 g 1 (1000,00 ± 0,01) g 1014 g 1012 g 1015 g 1018 g 1014 g 1015 g 1016 g 1013 g 1016 g 1015 g 1017 g média: 1015 g u = 1,65 g = = 11 t = 2,255 Re = 2,255. 1,65 Re = 3,72 g

Exemplo de estimativa da repetitividade ,72-3,721015

Efeitos da média de medições repetidas sobre o erro de medição Efeito sobre os erros sistemáticos: –Como o erro sistemático já é o erro médio, nenhum efeito é observado.

Efeitos da média de medições repetidas sobre o erro de medição Efeitos sobre os erros aleatórios –A média reduz a intensidade dos erros aleatórios, a repetitividade e a incerteza padrão na seguinte proporção: sendo: n o número de medições utilizadas para calcular a média

3.6 Curva de erros e erro máximo

Curva de erros indicação erro Td Td + Re Td - Re E máx - E máx

Algumas definições Curva de erros: –É o gráfico que representa a distribuição dos erros sistemáticos e aleatórios ao longo da faixa de medição. Erro máximo:máximo –É o maior valor em módulo do erro que pode ser cometido pelo sistema de medição nas condições em que foi avaliado.

Calibração Virtual

3.7 Representação gráfica dos erros de medição

Sistema de medição “perfeito” (indicação = VV) mensurando indicação

Sistema de medição com erro sistemático apenas mensurando indicação +Es

Sistema de medição com erros aleatórios apenas mensurando indicação  Re

Incertezas combinadas A repetitividade combinada corresponde à contribuição resultante de todas as fontes de erros aleatórios que agem simultaneamente no processo de medição. A correção combinada compensa os erros sistemáticos de todas as fontes de erros sistemáticos que agem simultaneamente no processo de medição.

Três casos Número de medições repetidas: Compensa erros sistemáticos: Caso 1 n=1 sim Caso 2 n>1 sim Caso 3 n ≥ 1 não

Caso 1 Mensurando invariável n = 1 Corrigindo erros sistemáticos

Caso 1 indicação mensurando sistema de medição RB + C ± Re

Caso 1 indicação + C + Re- Re RM = I + C ± Re UMA ÚNICA MEDIÇÂO

1014 g 0 g 1014 g 1 (1000,00 ± 0,01) g Re = 3,72 g Caso 1 - Exemplo C = -15,0 g RM = I + C ± Re RM = (-15,0) ± 3,72 RM = 999,0 ± 3,72 RM = (999,0 ± 3,7) g

Caso 2 Mensurando invariável n > 1 Corrigindo erros sistemáticos

Caso 2 Indicação média mensurando sistema de medição RB + C ± Re/√n

indicação média + C + Re/  n- Re /  n MÉDIA DE n MEDIÇÕES Caso 2 RM = I + C ± Re /  n

Re = 3,72 g Caso 2 - Exemplo C = -15,0 g RM = ,0 ± 3,72 /  12 RM = 1000,0 ± 1,07 RM = (1000,0 ± 1,1) g 1014 g 0 g 1014 g 1 (1000,00 ± 0,01) g g 1012 g 1015 g 1018 g 1014 g 1015 g 1016 g 1013 g 1016 g 1015 g 1017 g I = 1015 g RM = I + C ± Re/  n

Caso 3 Mensurando invariável n ≥ 1 Não corrigindo erros sistemáticos

Caso 3 - Erro máximo conhecido - mensurando invariável indicação ou média mensurando sistema de medição RB - E máx + E máx

Indicação ou média + E máx - E máx RM = I ± E máx Caso 3 - Erro máximo conhecido - mensurando invariável

1014 g 0 g 1014 g 1 (1000,00 ± 0,01) g Caso 3 - Exemplo E máx = 18 g RM = I ± E máx RM = 1014 ± 18 RM = (1014 ± 18) g

Representação gráfica dos três resultados mensurando [g] RM = (999,0 ± 3,7) g RM = (1000,0 ± 1,1) g RM = (1014 ± 18) g

6.5 A Grafia Correta do Resultado da Medição

Algarismos Significativos (AS) Exemplos: –12 –1,2 –0,012 –0, –0,01200 Número de AS: –conta-se da esquerda para a direita a partir do primeiro algarismo não nulo tem dois AS tem quatro AS

Regras de Grafia Regra 1: –A incerteza da medição é escrita com até dois algarismos significativos. Regra 2: –O resultado base é escrito com o mesmo número de casas decimais com que é escrita a incerteza da medição.

A grafia do resultado da medição Exemplo 1: RM = (319,213 ± 11,4) mm RM = (319,213 ± 11) mm REGRA 1 RM = (319 ± 11) mm REGRA 2

A grafia do resultado da medição Exemplo 2: RM = (18, ± 0, ) mm RM = (18, ± 0,043) mm REGRA 1 RM = (18,422 ± 0,043) mm REGRA 2

6.6 O resultado da medição de um mensurando variável quando a incerteza e correção combinadas são conhecidas

Qual a altura do muro? h1h1 h2h2 h3h3 h4h4 h5h5 c/2 h6h6 h7h7 h8h8 h9h9 h 10 h 11 h 12 h 13 h 14 h = média entre h 7 a h 14 ? Qual seria uma resposta honesta?

Respostas honestas: Varia. h1h1 h2h2 Varia entre um mínimo de h 1 e um máximo de h 2. A faixa de variação de um mensurando variável deve fazer parte do resultado da medição. Faixa de variação

Medição de mensurando variável Deve sempre ser medido muitas vezes, em locais e/ou momentos distintos, para que aumentem as chances de que toda a sua faixa de variação seja varrida.

Caso 4 Mensurando variável n > 1 Corrigindo erros sistemáticos

Caso 4 mensurando sistema de medição RB faixa de variação das indicações ± t. u + C

Caso 4 indicação média + C + t. u- t. u u = incerteza padrão determinada a partir das várias indicações RM = I + C ± t. u

Caso 4 - Exemplo Temperatura no refrigerador A B C D C = - 0,80°C As temperaturas foram medidas durante duas horas, uma vez por minuto, por cada sensor. Dos 480 pontos medidos, foi calculada a média e incerteza padrão: u = 1,90°C Da curva de calibração dos sensores determina-se a correção a ser aplicada: I = 5,82°C

Caso 4 - Exemplo Temperatura no refrigerador RM = I + C ± t. u RM = 5,82 + (-0,80) ± 2,00. 1,90 RM = 5,02 ± 3,80 RM = (5,0 ± 3,8)°C 46802

Caso 5 Mensurando variável n > 1 Não corrigindo erros sistemáticos

Caso 5 mensurando sistema de medição RB faixa de variação das indicações ± t. u - E máx + E máx

indicação média + E máx - E máx Caso 5 - Erro máximo conhecido e mensurando variável + t. u- t. u RM = I ± (E máx + t. u)

Caso 5 - Exemplo Velocidade do vento E máx = 0,20 m/s A velocidade do vento foi medida durante 10 minutos uma vez a cada 10 segundos. Dos 60 pontos medidos, foi calculada a média e a incerteza padrão: u = 1,9 m/s I = 15,8 m/s

RM = I ± (E máx + t. u) RM = 15,8 ± (0,2 + 2,0*1,9) RM = (15,8 ± 4,0) m/s Caso 5 - Exemplo Velocidade do vento

Incerteza tipo A: Baseada em parâmetros estatísticos Ocorrem principalmente devido a erros aleatórios dos instrumentos. É calculada para a base de confiança de 95,4 % pois para obter um nível de confiança de 100% seria necessário infinitas medições.

Método de avaliação da incerteza por outros meios que não análise estatística de uma série de observações. Resolução do instrumento; Dados técnicos de fabricantes; Especificações dos padrões; Certificados de calibração Estimativas baseadas em experiências. Avaliação da Incerteza Padrão Tipo B

O erro corresponde a ½ resolução ou 0,5 mm

INCERTEZA DO PADRÃO A incerteza extraída de um certificado de é a incerteza combinada e deverá ser convertida em incerteza padrão dividindo-se pelo fato K.

INCERTEZA PADRÃO COMBINADA Combinação de diversa fontes de incerteza. É obtida pela raiz quadrada positiva uma soma de termos. (U c )

Incerteza expandida (U) A incerteza combinada reflete a influência da ação combinada das várias fontes de erro Uc, com uma probabilidade de 68% obedecendo uma distribuição Normal. Como na engenharia trabalha-se com níveis de confiança de 95%, a incerteza combinada deve ser multiplicada por um “fator de abrangência”, determinando-se assim a incerteza expandida.