Raios X Jeferson Auto da Cruz DFN – Departamento de Física Nuclear.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
Degrees of Adjectives Divided into 2 degrees: COMPARATIVE: equality
Advertisements

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS NOME DO ALUNO 1 Orientador: Prof. Dr. Nome 2, Co-orientador: Prof. Dr. Nome³ 1 filiação (título de graduação, programa.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS Nome do Aluno¹ Prof.(a) Dr. Nome² - Orientador Prof.(a) Dr. Nome² - Co-orientador 1 filiação (título de graduação,
Class 6 Introduction to Medicine I DIFFERENT SCALES: DIFFERENT ANSWERS? DIFFERENT SCALES: DIFFERENT ANSWERS?
Efficient Model Checking of Data Races with Automatically-extracted Distance- based Fitness Functions João Paulo, Elton Alves, Marcelo Damorim, Fernando.
I work – he works You watch – he watches They study – she studies
ESCALONAMENTO DE TAREFAS
THE COMPARISON OF ADJECTIVES
No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem,
IPv6 Next Generation IP - Hoje DETALHES PRÁTICOS 26/11/2002.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Inglês Ensino Fundamental, 6° Ano Verb to be: present tense / short and full answers.
WH- QUESTIONS ANDRESSA RIBEIRO DO AMARAL. WH - QUESTIONS WH- QUESTIONS são perguntas iniciadas por wh: WHAT (O que): What are they doing? Why (Por que):
Experimentos Fatoriais do tipo 2 k Capítulo Unreplicated 2 k Factorial Designs These are 2 k factorial designs with one observation at each corner.
Optimização Numérica Modelação de problemas 1ª aula teórico-prática 11/Setembro/2006.
FEP 114 – Aula 3b. Objetivo: Determinar o intervalo de temperatura em que os calorímetros utilizados podem ser considerados ideais. Determinar o calor.
Administração 2°semestre - Aula 2 Classificação dos Sistemas de Informação.
DABPMaio 2009 Cálculo de uma poligonal Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Engenharia Topográfica Disciplina de Topografia.
Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Avançado Conceitos de aplicações que acessam banco de dados.
Algoritmos de Busca Heurísticos. Sumario Heurísticos –Best-first –Greedy best-first –A * –Algoritmos de Busca local –Hill-climbing Metaheuristicos –Simulated.
1 Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso CORRENTE ELÉCTRICA Consideraremos agora as situações que envolvem.
1 Exemplo: Velocidade de Migração num Fio de Cobre Então por que uma luz quando ligada acende instantaneamente? O campo eléctrico que impulsiona os electrões.
Situação Financeira da UNEMAT Dr. Flávio Teles – Coordenador UNEMAT Barra do Bugres.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ponte sobre o rio Paraná
Statistics applied to forest modelling Module 1. Summary  Introduction, objectives and scope Definitions/terminology related to forest modelling  Initialization.
Working Together for our English Learners at McKinley Laurie Burgos 7 th grade Bilingual Resource Teacher McKinley Middle School March 16, 2012.
ZONEAMENTO AGRÍCOLA NOVOS RUMOS Daniel Pereira Guimarães.
CIPA ATO INSEGURO NO USO DE SANITÁRIOS INSECURE ACT IN USING OF TOILETS تصرف خاطيء عند استعمال المرحاض.
Língua Inglesa 6º ano fundamental Verb to be: present tense/short and full answers.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
O HOMEM QUASE PERFEITO Imagina UM HOMEM INCRIVELMENTE GATO.
FRANCINETE JÉSSICA BOIKO MARIA CLAUDIA THAISE ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL 4ºA- Ciências Contábeis Sistemas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Mestrandos: Lucélio Lemos Prof. Dr. Weber Guadagnin Moravia Disciplina: Disciplina: Caracterização e Deterioração dos Materiais Técnicas de Caracterização.
Amplificação Raman de Pulsos Curtos com Ganho Periódico Autor: José Miranda da Silva Filho Orientador: Professor Doutor Antônio B. Sérgio Sombra Pós-Graduação.
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
Sistemas Operativos Introdução. Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental.
Sistemas Operativos Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache.
Arduino CHIP. Pins analógicos – (1 de 2) Recordar: Analog In - pin 0 ao 5 – analog to digital Recebe sinais analógicos e transforma-os em sinais digitais.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos.
Valor de Exposição Exposição. Dose Absorvida Energia absorvida Energia dissipada.
ESPECTROFOTOMETRIA 1 5 de Junho de O espectro electromagnético 2.
Modelos atômicos A origem da palavra átomo A palavra átomo foi utilizada pela primeira vez na Grécia antiga, por volta de 400 aC. Demócrito (um filósofo.
Módulo 1 – Efeitos da radiação na água
Qual é a diferença entre fonética e fonologia?. Fonética Estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com.
Relative clauses I (who/which/that
Fundamentos das Máquinas Elétricas Rotativas CA. Fundamentos das Máquinas CA  Energia Mecânica  Energia Elétrica [GERADOR]  Energia Elétrica  Energia.
Alceu Ferreira Júnior R4 TRAUMA. INTRODUÇÃO Lesões do anel pélvico Fraturas sacrais - grande variabilidade Podem diferenciar-se em gravidade: simples.
Capítulo 1 - Conceitos Fundamentais Elétricos Prof. Marco Pereira Escola Náutica Infante D. Henrique Departamento de Engenharia Marítima Noções de Eletricidade.
I MPORTÂNCIA DA E LETROMECÂNICA NA A GROPECUÁRIA O presente trabalho tem como objetivo propor uma crescente análise das rápidas e profundas inovações tecnológicas.
QUIMIOMETRIA I: COMO FAZER EXPERIMENTOS Prof. Dr. Clecio Dantas (UEMA) CAXIAS, 2015.
Isabel Cristina de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATA E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA São Carlos, novembro.
Luís Vaz de Camões. Quem foi ? Luís de Camões foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa,
Medidas de Magnetização e Propriedades Magnéticas na Matéria.
Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008.
ESAPL IPVC Licenciatura em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais Economia Ambiental.
O Mercado  Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos.
Alunos(a): Thalynny Rabelo Thaynara Maia Wilson Carvalho INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Eletricidade Professor: Roney Sousa
Placa Mãe Professor Roney sousa. O que é a Placa Mãe É a maior e mais importante placa de nosso computador, onde todos os demais componentes são ligados.
1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO.
PUC por um Semestre - PIUES Termoquímica Calor de reação.
Espectros de las estrellas. Robert BUNSEN Gustav KIRCHOFF LEYES DE LA RADIACION de BUNSEN y KIRCHOFF.
Psicologia Grupo: Allyne Mendes Amanda Lima George Nascimento Maria Lira Mirian Alves Luaryanne.
Guija, Julho de 2019 Mabalane AP– Planificação Detalhada Sessão – – Passo 4 1.
CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO.
VALOR AGREGADO Para agregar valor, deve-se ir além, inovar, ser criativo, ousar e correr o risco de ser imitado e de não poder cobrar mais pelo que faz.
Presentation transcript:

Raios X Jeferson Auto da Cruz DFN – Departamento de Física Nuclear

Descoberta W.C.Roentgen professor de Física da Universidade de Wurzburg na Alemanha descobriu o raio x em 5/12/1895 Wilhelm Conrad Roentgen Nasceu em 27 de março de 1845, em Lennep, Alemanha. Faleceu em 1923. Em 8 de novembro de 1895, Roentgen estava realizando experimentos com descargas elétricas em gases rarefeitos, quando descobriu os raios X. Em três semanas Roentgen investigou quase tudo que sabemos hoje sobre esta radiação, excetuando apenas o fenômeno da difração, que só foi descoberto por volta de 1912. Pela descoberta dos raios X, Roentgen ganhou o Prêmio Nobel de 1901. Foto recente do laboratório de Roentgen no Instituto de Física de Würzburg. Hoje, é um museu mas mostra, mais ou menos, como era seu local de trabalho quando Roentgen descobriu os raios-X. À direita, está a janela cuja cortinas ele fechou para melhor observar a fluorescência de seu detetor. O raio-X é uma onda eletromagnética, como a luz visível, as ondas de rádio, os raios infra-vermelhos, e os raios ultra-violetas. As ondas eletromagnéticas tem como características: a sua freqüência e o seu comprimento de onda, sendo estas duas características inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor o comprimento de onda

Produção de raio x Radiação de freamento ou “Bremsstrahlung”, Espectro contínuo de raios x produzidos em um tubo de W Radiação de freamento ou “Bremsstrahlung”, Uma pequena fração dos elétrons incidentes no alvo se aproxima dos núcleos dos átomos que constituem o alvo . Eles podem perder de uma só vez uma fração considerável de sua energia emitindo um fóton de raio x Tubo catódico de William Crookes

Produção de raio x Raios x característicos Da mesma forma que um fóton é emitido quando um elétron da camada mais externa de um átomo (elétron de valência ) decai de um nível de energia mais alto ( nível excitado ) para outro de energia mais baixo , um fóton de energia na faixa do raio x é emitido quando as transições do elétron envolvem camadas mais internas do átomo

Interação com a matéria O efeito Compton: neste caso o fóton aproxima-se do átomo, choca-se com um elétron orbitário pode ou não arrancá-lo da camada orbitária, dependendo da energia envolvida, mas o que é fundamental: não cede toda a sua energia e neste caso o fóton do raio-x é desviado de sua trajetória. Nesta nova trajetória ele pode interagir com outros átomos e sofrer de novo desvio de sua trajetória. No final, a trajetória deste fóton não é retilínea. Como a obtenção das imagens de raio-X depende da diferença de densidade entre as diversas estruturas, e do arranjo linear entre a fonte e o local de detecção (como a sombra de uma lâmpada), uma trajetória não retilínea resulta em um prejuízo na interpretação das diferenças de densidade e borramento do contorno (imagine que mais que uma lâmpada ilumine um objeto, de forma a produzir mais que um limite da sua sombra). O efeito fotoelétrico ocorre quando um fóton de raio-X choca-se com um elétron de um átomo e desloca-o de sua camada orbitária no átomo. Com a perda do elétron, o átomo fica ionizado. Nesta situação toda a energia do fóton de raio-X é utilizada para deslocar o elétron. Este efeito é muito acentuado nos materiais muito densos como, por exemplo, no chumbo e depende do número atômico do elemento (na verdade, é proporcional ao cubo desse número).

Imagens de radiografias

Atenuação de um feixe de radiação monocromática A Atenuação obedece a uma lei exponencial

Proteção radiológica ICRU (International Commission on Radiation Units ana Measurements) em Londres 1925 ICRP( International Commission on Radiological Protection) em Estocolmo em 1928

Proteção radiológica Exposição (X) 1928 - 1962 Dose absorvida (D) 1950 1C/Kg=3876R

Proteção radiológica Relação entre dose absorvida no ar e a exposição a raios X e gama

Proteção radiológica Equivalente de dose (H) 1962 (dose equivalent) Tipo de radiação Q Raios X , raios gama e elétrons 1 prótons 10 neutrons de energia desconhecida 20 Partículas alfa

Proteção radiológica Dose equivalente HT,R 1990 equivalent dose Tipos de radiação e intervalos de energia wR Fótons de todas as energias 1 Elétrons e múons de todas as energias Nêutros com energia <10 KeV 10-100KeV >100KeV a 2 MeV >2 MEV a 20 MeV >20 MeV 5 10 20 Prótons Particulas alfa , elementos de fissão , núcleos pesados

Proteção radiológica Dose equivalente total Dose Efetiva

Proteção radiológica Tecido ou órgão wT Gônadas 0,20 Fígado 0,05 Fatores de peso de tecido ou órgão Tecido ou órgão wT Gônadas 0,20 Fígado 0,05 Medula óssea 0,12 Esôfago Colo Tireóide Pulmão Pele 0,01 Estômago Superfície do osso Bexiga Restante Mama Soma total 1,00

Proteção radiológica Grandeza Limite de dose ocupacional Limite de dose para o público Dose efetiva 20 mSv/ano (média de 5 anos) 1mSv/ano Dose equivalente anual Cristalino do olho Pele Mãos e pés 150 mSv 500mSv 15 m Sv 50 m Sv -----------

Proteção radiológica Limites primários anuais de dose equivalente Trabalhador Indivíduo publico Dose euivalente efetiva 50mSv 1mSv Dose equivalente para o órgão ou tecido T 500mSv Dose equivalente para pele Dose equivalente para o cristalino 150mSv Dose equivalente para as extremidades ( mão , antebraços , pés e tornozelos)

Referências cfhr.epm.br/download/aulas/fisica/Limites_Doses.pdf Okuno Emico-Grandezas e unidades -2006(notas de aula) Okuno Emico-Raios X- 2006 (notas de aula) Röntgen , W. C. On a new kind of rays.Journal of Franklin Institute 141 , 183-191 (1896) CNEN NE-3.01.Diretrizes Básicas de Radioproteção.Rio de Janeiro : D.O.U. Ago 1998 121p.

FIM