Presentation is loading. Please wait.

Presentation is loading. Please wait.

Luís Vaz de Camões. Quem foi ? Luís de Camões foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa,

Similar presentations


Presentation on theme: "Luís Vaz de Camões. Quem foi ? Luís de Camões foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa,"— Presentation transcript:

1 Luís Vaz de Camões

2 Quem foi ? Luís de Camões foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que fala acerca dos feitos marítimos e guerreiros de Portugal. Nasceu em Coimbra ou Lisboa, não se sabe o local exato nem o ano de seu nascimento, mas supõe-se que seja por volta de 1524 (30/11) e morre em 1580 (56 anos, no dia 10/06) em Lisboa. Pensa-se que estudou numa universidade em Coimbra e estudou humanidades, história, latim e literatura. Este é filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, ingressou no Exército da Coroa de Portugal e em 1547 embarcou como soldado para a África, onde participou da guerra contra os Celtas. Ao qual durante o combate perde o olho direito.

3 Acontecimentos - Em 1549, partiu param o Norte de África. - Juntou-se ao exército na luta contra os Mouros. - Foi durante a grande batalha que perdeu o seu olho direito. - Por isso é retratado com uma pala.

4 Prisão Em 1552, Luís de Camões é preso por ferir com uma espada um membro da Corte, Gonçalo Borges. Mas ao fim de um ano, o poeta é libertado porque o rei perdoa-lhe o comportamento e retira-o da prisão. Mas assim que é solto, prepara-se para partir para a Índia

5 Viagem e chegada a Índia Luís de Camões embarca no "S. Bento", da frota de Fernão Álvares Cabral. Esta viagem até a Índia durou 1 ano ao qual o poeta desembarca em Goa.

6 Camões é novamente preso Entre 1556 e 1561, Camões foi preso novamente por acumulação de dívidas ou por satirizar, ou seja criticar o vice-rei através de sátiras, o que naquela altura era ilegal, sendo novamente preso. Quando saí da prisão, Luís de Camões torna-se provedor dos defuntos e ausentes em Macau. Esta função foi ocupada até por volta de 1565 e terá sido nesta altura que o poeta começou a escrever Os Lusíadas.

7 Quando regressa a Goa, Camões sofre um naufrágio no rio Mekong. É deste local que sai a lenda de que Camões terá nadado até à costa com a ajuda de apenas uma das mãos, já que a outra segurava Os Lusíadas para não ser levado pela água. Neste naufrágio terá morrido Dinamene, uma das mulheres da vida de Camões. Naufrágio no rio Mekong

8 Em dezembro de 1567, Luís De Camões parte para Moçambique, onde os amigos o vão encontrar em situação de extrema pobreza. Pedro Barreto, que tinha levado o poeta atrás de promessas que nunca se concretizaram, deixou-o na miséria. Foram os amigos que reuniram o dinheiro suficiente para o levar de volta a para casa. Camões chega a Cascais em abril de 1570, a bordo da nau "Santa Clara" e é já em Portugal que este termina a sua obra. Viagem para Moçambique

9 A sua morte Em 1579 foi transportado para um hospital. Luís Vaz de Camões morreu a 10 de junho de 1580. A morte do poeta passou despercebida para muitos. Agora os restos mortais de Camões estão em dois túmulos oficiais, Mosteiro dos Jerónimos e no Panteão Nacional.


Download ppt "Luís Vaz de Camões. Quem foi ? Luís de Camões foi um poeta português. Autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa,"

Similar presentations


Ads by Google