Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Advertisements

Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
Luís Cardoso Nuno Santos Núria Morgado. É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”.
A CONTA - NOÇÃO, PARTES CONSTITUTIVA, REQUISITOS ESSENCIAIS
Eutanasia.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
Classificação dos sistemas de produção. 16 sistemistas entregam os módulos no esquema just in time seqüencial (no momento em que são requisitados.
INCLUSÃO Direitos na educação e trabalho Elizabete Cristina Costa Renders.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR. Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores.
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
EXCLUSÃO DE MATRICULA. PROCURE NO “CADASTRO - ALUNO” O CANDIDATO QUE FOI MATRICULADO INDEVIDAMENTE.
Mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) em tomateiro com fungicidas sintéticos e silício Renata Alves de Aguiar¹, Marcos Gomes da Cunha 1, Murillo Lobo.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
INFLUENCE OF BLANK HOLDING FORCE ON THE FORMING LIMITS OF DP590 STEEL Chetan Nikhare1, Ravilson Antonio Chemin Filho, Luiz Mauricio Valente Tigrinho and.
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
8. Diagramas de fase em condições de equilíbrio – Ferro Revisado: Prof. Adalberto Fonte: Costa, E. M
1 Património Genético Regulação do material genético.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
SENAI/SC Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
FRACTURE ANALYSIS APPROACH OF DP600 STEEL WHEN SUBJECTED TO DIFFERENT STRESS/STRAIN STATES DURING DEFORMATION Luiz Mauricio Valente Tigrinho, Ravilson.
UFSC / EEL 16/09/2008 Fluxo de Potência em Sistemas de Distribuição EEL7102 Edison A. C. Aranha Neto, M.Eng. Prof. Jorge Coelho, D.Sc.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva © 2014 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
FRANCINETE JÉSSICA BOIKO MARIA CLAUDIA THAISE ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL 4ºA- Ciências Contábeis Sistemas.
Mutação Cromossômica Numérica As euploidias são mutações que alteram um conjunto inteiro de cromossomos, ocorrendo no momento em que os cromossomos são.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
Evidências em Saúde Pública Análise Sistemática sobre a Lactose Fernanda Jafet, Flávia Mendonça, Laís Santana, Natália de Aquino e Thais Siqueira.
Introdução a Mecânica dos Fluidos
Ângulo Horizontal Topografia. Topografia Ângulo Vertical Topografia.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
EQUIPAMENTOS DE CAPTURA - CÂMARAS FOTOGRÁFICAS RICARDO BATALHA Nº16 10PM1 PROF: ANTÓNIO SEMEDO.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
REVISÃO Economia e Mercado Prof. Wesley. PANORAMA ECONÔMICO/ FINANCEIRO DO BRASIL DIMENSÕES E DESIGUALDADES SOCIAIS.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO Programa de Incentivo à Iniciativa Privada no Setor do Turismo.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
GEOMETRIA ANALÍTICA CÔNICAS ELIPSE Profª Juliana Schivani.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Autor: Maique Garcia Pelotas, 15 de Junho de
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
REVISÃO MATEMÁTICA . BARRETO.
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
Presentation transcript:

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica INTRODUÇÃO Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica INTRODUÇÃO A maioria das operações de forjamento é executada a quente; contudo, uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc., são produzidas por forjamento a frio.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Classificação dos processos Forjamento em matriz fechada. Forjamento em matriz aberta ou Forjamento livre

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE O material é conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente não se tocam. É usado geralmente para fabricar peças grandes, com forma relativamente simples (p. ex., eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, excêntricos, ferramentas agrícolas, etc.) e em pequeno número; e também para pré-conformar peças que serão submetidas posteriormente a operações de forjamento mais complexas. Como exemplos de peças produzidas por este processo têm-se eixos de navios e de turbinas, ganchos, correntes, âncoras, alavancas, etc. O forjamento livre se divide em operações unitárias e operações unitárias mais comuns.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE Recalque Compressão direta do material entre um par de ferramentas de face plana ou côncava, visando primariamente reduzir a altura da peça e aumentar a sua secção transversal.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica RECALQUE

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica RECALQUE

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE Estiramento: Visa aumentar o comprimento de uma peça à custa da sua espessura.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE Encalcamento: Variedade de estiramento em que se reduz a secção de uma porção intermediária da peça, por meio de uma ferramenta ou impressão adequada.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE Rolamento: Operação de distribuição de massa ao longo do comprimento da peça, mantendo-se a secção transversal redonda enquanto a peça é girada em torno do seu próprio eixo.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO LIVRE Furação: Abertura de um furo em uma peça, geralmente por meio de um punção de formato apropriado.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO EM MATRIZ No forjamento em matrizes fechadas, uma parte da matriz fica presa na parte de cima do martelo de forja e a outra parte fica fixa na parte de baixo do equipamento, só que neste caso, a matriz se fecha por completo quando forjamento ocorre, enclausurando completamente o metal que será forjado e o metal adquire a forma que foi esculpida na matriz, ou seja, ele recebe esforço e se deforma em todas as direções, inclusive nas laterais, diferente do processo anterior.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO EM MATRIZ

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO EM MATRIZ - Métodos do Forjamento em Matriz As operações de obtenção das formas intermediárias de uma peça constituem a conformação intermediária, que se compõe normalmente de três etapas: (i) distribuição de massas; (ii) dobramento (se for o caso); (iii) formação da seção transversal.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO EM MATRIZ

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO EM MATRIZ - Formação da Rebarba- Funções Na etapa de conformação final, ao iniciar-se a formação da rebarba, em virtude da presença do estrangulamento ou garganta da rebarba entre as duas matrizes, as tensões compressivas na cavidade das matrizes elevam-se consideravelmente e causam o preenchimento de todos os recessos dessa cavidade. As funções da rebarba, portanto, são duas: 1.Atuar como "válvula de segurança" para o excesso de metal na cavidade das matrizes; e 2.Regular o escapamento do metal, aumentando a resistência ao escoamento do sistema de modo que a pressão cresça até valores elevados, assegurando que o metal preencherá todos os recessos da cavidade.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Projeto do Forjado

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Ângulo de saída internos (  ) = 5 a 7  externos (  1) = 7 a 8  Projeto do Forjado

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Projeto do Forjado

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Projeto do Forjado Escolha da linha de rebarbas:

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Projeto da Matriz Contração do metal:

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Sistema de referência entre as duas meias matrizes Projeto da Matriz

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Projeto da Matriz Canais de rebarba:

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica Etapas de forjamento em matriz DIMENSIONAMENTO DO TARUGO Através da hipótese de que o volume de material não seja alterado durante o processo, calcula-se o volume da peça forjada final adicionando-se 3% de material previsto para perdas por oxidações e descarbonetações no pré-aquecimento, no caso do forjamento de aços. A especificação das dimensões do tarugo será feita de forma a facilitar a conformação, buscando-se níveis de deformação próximos para as diversas direções do corpo.

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica

Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica