CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS NOME DO ALUNO 1 Orientador: Prof. Dr. Nome 2, Co-orientador: Prof. Dr. Nome³ 1 filiação (título de graduação, programa.
Advertisements

TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS Nome do Aluno¹ Prof.(a) Dr. Nome² - Orientador Prof.(a) Dr. Nome² - Co-orientador 1 filiação (título de graduação,
Marcos Aurélio e Nabucodonosor ® © CopyRights 2013 #Pronouns.
Get Read. Publish With Springer. Springer Services for Authors Harry Blom May 2011.
Dubai Marina This is one of the big projects going down at the moment. I think there are 40 odd towers being built side by side, with another 40 on the.
D.S.I. Guimarães The Encyclopedia of Networked and Virtual Organizations intends, with your collaboration, to contribute to.
I work – he works You watch – he watches They study – she studies
THE COMPARISON OF ADJECTIVES
PhD, University of Toronto Positioning Portuguese-Canadian youth as inheritors of & investors in contested ethnolinguistic markets:
No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem,
HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO- DESCENDENTES Aula 1-O Impacto Cultural do Contato entre Europeus e Índios. O Século XVI.
FEP 114 – Aula 3b. Objetivo: Determinar o intervalo de temperatura em que os calorímetros utilizados podem ser considerados ideais. Determinar o calor.
Administração 2°semestre - Aula 2 Classificação dos Sistemas de Informação.
DABPMaio 2009 Cálculo de uma poligonal Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Engenharia Topográfica Disciplina de Topografia.
Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Avançado Conceitos de aplicações que acessam banco de dados.
FEP 114 – Pêndulo de Torção Aula 2 Pêndulo de Torção.
Algoritmos de Busca Heurísticos. Sumario Heurísticos –Best-first –Greedy best-first –A * –Algoritmos de Busca local –Hill-climbing Metaheuristicos –Simulated.
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TI Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves Eduardo da Cunha.
1 Exemplo: Velocidade de Migração num Fio de Cobre Então por que uma luz quando ligada acende instantaneamente? O campo eléctrico que impulsiona os electrões.
Arquitectura Tecnológica dos Sistemas de Informação Enterprise Architecture Validation Pedro da Silva - Nº João Jesus – Nº Nuno Dias – Nº
 Fundada em 1998, a TIME CONSULTORIA assessora Empresas de portes e segmentos diversificados.  A Sede está localizada em São José dos Campos – SP; 
TEACHERS LEARNING HOW TO TEACH MATHEMATICS. THE RESEARCH’S CONTEXT  This research is inserted in a wider project (Observatório da Educação/Capes). 
Evolução do blog GJOL Petr Sic. Teoria ● Mudanças como evolução ● Grounded theory ● Public sphere (Habermass) ● Social capital (Bourdieu)
PSTDP Garanhuns Week 10 Communicative Language Teaching Text based activities Most classroom activities should be communicative Task based activities Teacher.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
Oficina 3: Children’s Games Brincadeiras tradicionais.
África antes dos europeus
Dália Regina Rodrigues Pinto, Nº PROJETO DE ADAPTAÇÃO CULTURAL A DIFERENTES MERCADOS INTERNACIONAIS Docentes: professora Dr.ª Cidália.
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
Sistemas Operativos Introdução. Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental.
Sistemas Operativos Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos Carlos Pereira 2014/2015.
Bssalesinfo.com.br é a melhor loja de informática para compra do seu computador usado dell com a mesma qualidade e segurança de um novo. Compre agora. Para mais informações: -
Arduino CHIP. Pins analógicos – (1 de 2) Recordar: Analog In - pin 0 ao 5 – analog to digital Recebe sinais analógicos e transforma-os em sinais digitais.
Arduino CHIP Hardware -Pins Digitais - Pins 0 ao 13Pins Digitais - Pins 0 ao 13 -Pins pulse modulation ~Pins Pins 0 e 1 –
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos.
Ser Diretor de Turma Sessão 6 O MEU… é o TEU!. ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com o professor titular de turma/professor bibliotecário/professor.
Saiba tudo sobre o Facebook em Facebookentrar.com
Módulo 1 – Efeitos da radiação na água
Qual é a diferença entre fonética e fonologia?. Fonética Estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com.
HCA - 10º ANO: A CULTURA DA ÁGORA ESCULTURA GREGA: ESTATUÁRIA PROF. PEDRO XAVIER ESAAA.
Games workshops and teachers’ training
CUSTOS ENVOLVIDOS NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA Matias Felipe E. Kraemer Eng. Agrônomo Me. Desenvolvimento Rural
Alceu Ferreira Júnior R4 TRAUMA. INTRODUÇÃO Lesões do anel pélvico Fraturas sacrais - grande variabilidade Podem diferenciar-se em gravidade: simples.
Skynet Infocom A solução para sua Empresa Integrantes do Grupo Felipe Morales Igor Oliveira.
I MPORTÂNCIA DA E LETROMECÂNICA NA A GROPECUÁRIA O presente trabalho tem como objetivo propor uma crescente análise das rápidas e profundas inovações tecnológicas.
QUIMIOMETRIA I: COMO FAZER EXPERIMENTOS Prof. Dr. Clecio Dantas (UEMA) CAXIAS, 2015.
Liste todos os “símiles” usados pelos autores de LD para o Hyracotherium,indicando pelo menos uma página em que cada um deles é citado FOX TERRIERPÁG.
Aula ministrada pelo Prof. Rafael Augusto para a disciplina de Contabilidade I Disciplina Contabilidade I Prof. Rafael Augusto de Paula.
¡QUE ESPECTÁCULO! Mira unha foto ao anoitecer de Europa e África, nun día sen nubes, dende un satélite en órbita. Observa como as luces xa están acendidas.
01 máis xusto para Galicia O comercio Ver vídeo Páx
Comunicar data, local e modo de acesso ou razões da recusa ou que não possui 20 dias ou até +10 (com justificativa) Art. 11 da LAI - Prazos O que pode.
Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008.
O Mercado  Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos.
Alunos(a): Thalynny Rabelo Thaynara Maia Wilson Carvalho INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Placa Mãe Professor Roney sousa. O que é a Placa Mãe É a maior e mais importante placa de nosso computador, onde todos os demais componentes são ligados.
OLNEY JONER A estação de solda é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, onde sua utilização é destinada.
Etapas de uso do AgroT0K3n guia de utilização
MOÇAMBIQUE –BEIRA angariação de material escolar Vamos ajudar os jovens estudantes da Beira, a cidade devastada pelo ciclone IDAI Contribui com lápis,
14 DE JUNHO – 6ª feira DIA ECO-ESCOLAS Sarau Cultural “Poesia ConVida”
Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC CURSO DE EXTENSÃO EM PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INDIGINA.
Soldadura e Metodologias do Séc. XXI ALEXANDRA SALDANHA E LEONEL MOURÃO FORMADORES /TÉCNICOS ESPECIALISTAS DE SOLDADURA CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
PUC por um Semestre - PIUES Termoquímica Calor de reação.
Psicologia Grupo: Allyne Mendes Amanda Lima George Nascimento Maria Lira Mirian Alves Luaryanne.
VALOR AGREGADO Para agregar valor, deve-se ir além, inovar, ser criativo, ousar e correr o risco de ser imitado e de não poder cobrar mais pelo que faz.
Análise Combinatória Luciano Garim. Princípio Fundamental da Contagem Este princípio permite quantificar situações ou casos de um determinado evento.
Presentation transcript:

CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO

Por que dizer sim ao celular?  Dispensar o uso do celular na sala de aula é afastar o aluno de sua realidade. De acordo com pesquisa realizada pelo CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) com o apoio da Fundação Victor Civita com estudantes do Ensino Médio, com faixa etária entre 15 e 19 anos, residentes em São Paulo e Recife e renda familiar inferior a R$ 2,5 mil, quase 60% possuem um celular ou tablet com acesso à Internet e mais de um quarto deles já os utilizou para estudar e realizar atividades escolares.

Por que dizer sim ao celular?  A proibição do celular cria uma maior ansiedade em usar o dispositivo sem autorização. Proibir seu uso nas escolas faz com que os alunos se sintam em um presídio, de acordo com a pesquisa desenvolvida pelo CEBRAP. “Tudo que é proibido é mais gostoso”.

Por que dizer sim ao celular?  O celular estimula a participação do aluno, colaborando para que seja o centro da sua aprendizagem. O aparelho permite que se sintam independentes, autores e coautores das produções, além de provocar a curiosidade.

Por que dizer sim ao celular?  O celular promove desenvolvimento de inúmeras capacidades, são elas: intelectuais, sociais e cognitivas. Auxilia na assimilação de conteúdos.

Por que dizer sim ao celular?  O celular permite que trabalhos dinâmicos sejam realizados dentro do próprio espaço escolar. Exemplo de atividades: gravações e filmagens de entrevistas, filme-documentários, jogos educativos, entre outros.

Por que dizer sim ao celular? Hoje em dia contamos com uma gama de empresas desenvolvedoras de aplicativos e softwares educacionais.

Por que dizer sim ao celular?  Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) colocam como objetivo do Ensino Médio a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Se esse é o papel da escola, por que ignorar uma ferramenta de ensino e aprendizagem que colabora para o aluno desenvolver sua cidadania?