Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
{ Grade Curricular de Ciências Biológicas Reflexões para Reformulações.
Advertisements

O Processo de Socialização
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
Luís Cardoso Nuno Santos Núria Morgado. É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”.
A CONTA - NOÇÃO, PARTES CONSTITUTIVA, REQUISITOS ESSENCIAIS
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA IDENTIFICAÇÃO: Disciplina: Introdução.
Janeiro de 2014 Slide 1 Educação financeira dos filhos.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
O Planejamento da Prática Pedagógica no Currículo Integrado DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR. Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores.
PROMOVER 2012 RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Scheid Gazire
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Fidedignidade Igor Menezes Princípios de Psicometria AULA 10.
EXCLUSÃO DE MATRICULA. PROCURE NO “CADASTRO - ALUNO” O CANDIDATO QUE FOI MATRICULADO INDEVIDAMENTE.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
SENAI/SC Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão Recomendações para a Produção de Planos de Preservação Digital Licenciatura em Ciências e Tecnologias da.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Programa Admissional da Enfermagem Categoria: Capacitação Responsável: Gerência de Enfermagem e Recursos Próprios.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 5 09/11/2010.
UFSC / EEL 16/09/2008 Fluxo de Potência em Sistemas de Distribuição EEL7102 Edison A. C. Aranha Neto, M.Eng. Prof. Jorge Coelho, D.Sc.
Exemplos de escalas de trabalho de aeronautas: possíveis efeitos no trabalho e na saúde Frida Marina Fischer Departamento de Saúde Ambiental Faculdade.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO. a onerosidade é um dos elementos fáticos-jurídicos componentes da relação empregatícia; REMUNERAÇÃO- gênero de parcelas contraprestativas.
FRANCINETE JÉSSICA BOIKO MARIA CLAUDIA THAISE ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL 4ºA- Ciências Contábeis Sistemas.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Contabilidade Social Aula 3.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Karla Regina.
Aula 9 07/maio/2012.  Atividade – Sobrevivência dos Animais  Atividade – Modificação de populações  Atividade – Observação de diversidade.
Reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil 25 de agosto de 2014 Objetivo: Definição e aprovação dos critérios de seleção de fontes de informação da BVS.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO PMSB: UM ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
Aplicação de Sistemas de Gestão Técnica para Racionalização Energética nos Hotéis.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO Programa de Incentivo à Iniciativa Privada no Setor do Turismo.
Prof. Edilton Santos – Centro Universitário Jorge Amado1 Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Engenharia de Software. Carga Horária: 60 horas Contato:
Sistema Internacional de Unidades Tempo (s) Comprimento (m) Massa (kg)
Aula 03: Design da Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CONCESSIONÁRIA: Agente titular da concessão federal para prestar serviço público de energia elétrica. GESTOR ANEEL ––
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Autor: Maique Garcia Pelotas, 15 de Junho de
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Profa. Marina Mitiyo Yamamoto Prof. Guillermo Braunbeck Diurno.
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
Presentation transcript:

Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património

Organização da unidade curricular A unidade curricular abrange duas áreas científicas, a Química e a Física A u.c. funciona ás 4ªfeiras das 17-20h A u.c. funciona em dois módulos. Em cada aula, durante a primeira metade da disciplina será leccionado um dos módulos, por exemplo Química dos materiais e na 2ª metade da disciplina será leccionado o outro módulo, Física dos materiais. Na semana seguinte alterna Docentes do módulo de Química dos materiais: Maria Eduarda Araújo (coordenador da u.c.) Docente do módulo de Física dos materiais: Jorge Miguel Sampaio

Conseguir comunicar de uma forma articulada com cientistas envolvidos na identificação, datação e análise de materiais, relacionados com aspectos vários das ciências da arte e do património (como por exemplo a conservação, o restauro, etc.) Entender conferências, lições, e publicações de natureza científica, relacionadas com tópicos da arte e do património. Ter noção das implicações, como as alterações de natureza química e/ou física, que podem surgir do uso de materiais e métodos, bem como das condições de exposição transporte e armazenamento. Objectivos da unidade curricular

Conteúdo programático Módulo de Química dos materiais Classificação da Matéria. Elementos químicos e compostos químicos; átomos, moléculas e iões. A Tabela periódica: números atómico e de massa. Breve nomenclatura de compostos inorgânicos comuns. Massa atómica, massa molar, massa molecular. Acerto de reacções químicas. Modelos atómicos simples e variações das principais propriedades dos átomos e iões na Tabela Periódica. Breve introdução às soluções e unidades de concentração. Breve introdução aos ácidos e bases, pH e sua medição. Titulações ácido-base. Efeitos de ácidos e bases mais relacionados com questões da arte e do património. Trabalho laboratorial relacionado com propriedades dos metais. Introdução ao estudo da Química Orgânica. Elementos mais comuns nas moléculas orgânica e respectivas valências. Formação de ligações simples duplas e triplas. Fórmulas moleculars e de estrutura. Exemplos representativos. Grupos funcionais: fórmula geral de cada grupo funcional. Noções elementares de esterioquímica: isómeros de função, de posição, geométricos e ópticos. Exemplos representativos. Normas básicas de segurança no laboratório de Química.

Conteúdo programático Módulo de Física dos materiais Tópicos de Física na Conservação e Restauro; Grandezas Físicas, Sistemas de unidades. Análise dimensional, Conversão de unidades; Conceitos Gerais de Física, Factores de conversão. Conceito de onda electromagnética, O espectro da radiação electromagnética, Conceito de comprimento de onda, período e frequência duma radiação, Energia de uma radiação. Origem e características dos vários tipos de radiação. Estrutura da matéria: Átomo, molécula, substância simples e composto; Modelo clássico do átomo. O átomo de hidrogénio; Transições atómicas; Bandas de energia nos sólidos: Condutores, semicondutores, isoladores. Materiais em Arquitectura: Aulas de laboratório. Traçado de gráficos. Utilização de ficheiros Excel para a construção de gráficos de vários tipos. Obtenção de dados a partir dos gráficos.

Avaliação para o a no lectivo Critérios de avaliação 1.A disciplina é formada por dois módulos: módulo de Química e módulo de Física 2.A avaliação da disciplina consta de um exame final, onde poderão ser efectuadas perguntas também sobre os trabalhos de laboratório. 3.A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 10 valores na média dos dois módulos. 4.A aprovação na disciplina implica classificações iguais ou superiores a 8,0 valores em cada um dos módulos. 5.Os alunos poderão beneficiar de um bónus em cada módulo que terá um valor de 0,5 valores pela participação e presença nas aulas. Este bónus será concedido a todos os alunos que satisfaçam simultaneamente as condições 3 e 4. 6.Na segunda data de exame, os alunos podem ser avaliados apenas à componente em que não tiveram aprovação na primeira data (podendo também melhorar a nota). Estas regras só são válidas para o corrente ano lectivo

Bibliografia principal Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, R.A. Serway e J.W. Jewett, Thomson, Brooks/Coles Química (Oitava Edição), Raymond Chang, McGraw Hill, 2005 (ou outra edição) Química : princípios de estrutura e de reactividade Alberto Romão Dias, Maria Matilde Marques, Universidade Aberta, Lisboa 1996 ISBN: X (páginas )

Internet / Moodle (procurar a disciplina na lista correspondente ao Departamento de Química e Bioquímica e entrar como “visitante”