Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
Advertisements

A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO
O Processo de Socialização
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
Modelos da estrutura interna da Terra.  A Terra é formada por camadas concêntricas. O que sabemos do interior da Terra?
A CONTA - NOÇÃO, PARTES CONSTITUTIVA, REQUISITOS ESSENCIAIS
Eutanasia.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL TEMA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
Concentrações Horizontais e Poder de Mercado na Compra de Insumos Aplicação ao Caso Continente/Mercadorama Mauricio Canêdo-Pinheiro EPGE/FGV e IBRE/FGV.
1 REGIME FUNDACIONAL NA UNIVERSIDADE DO PORTO UMA DECISÃO ACERTADA José Marques dos Santos
O Planejamento da Prática Pedagógica no Currículo Integrado DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR. Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
8. Diagramas de fase em condições de equilíbrio – Ferro Revisado: Prof. Adalberto Fonte: Costa, E. M
1 Património Genético Regulação do material genético.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. “Uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas...” As pérolas são feridas curadas. Pérolas são produtos da dor; Resultados.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Programa Admissional da Enfermagem Categoria: Capacitação Responsável: Gerência de Enfermagem e Recursos Próprios.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 5 09/11/2010.
UFSC / EEL 16/09/2008 Fluxo de Potência em Sistemas de Distribuição EEL7102 Edison A. C. Aranha Neto, M.Eng. Prof. Jorge Coelho, D.Sc.
Exemplos de escalas de trabalho de aeronautas: possíveis efeitos no trabalho e na saúde Frida Marina Fischer Departamento de Saúde Ambiental Faculdade.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva © 2014 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1.
Carta de um bébé à sua mãe:. Olá, mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que tu me concebestes na tua barriguinha!
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
FRANCINETE JÉSSICA BOIKO MARIA CLAUDIA THAISE ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL 4ºA- Ciências Contábeis Sistemas.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Evidências em Saúde Pública Análise Sistemática sobre a Lactose Fernanda Jafet, Flávia Mendonça, Laís Santana, Natália de Aquino e Thais Siqueira.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Contabilidade Social Aula 3.
Alimento: direito ou mercadoria?. Princípios No Brasil, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é colocada “como objetivo estratégico para o desenvolvimento.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
Aula 9 07/maio/2012.  Atividade – Sobrevivência dos Animais  Atividade – Modificação de populações  Atividade – Observação de diversidade.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
A Escola de Frankfurt: Reflexões propedêuticas. Fundada em 1920/3, seu escopo consistia em realizar uma teoria critica da sociedade como um todo, sobretudo,
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Prof. Edilton Santos – Centro Universitário Jorge Amado1 Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Engenharia de Software. Carga Horária: 60 horas Contato:
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo

O fabrico do queijo obedece a regras bem definidas, que não podem ser ignoradas, sendo de destacar o respeito pelos procedimentos de fabrico e manutenção, bem como os aspectos de higiene ao longo de todo o processo. A sanidade dos rebanhos, a higiene, a ordenha, o licenciamento da queijaria e uma boa definição e controlo do processo de fabrico são alguns dos aspectos chave na produção do queijo com boa qualidade

O leite… O leite é a matéria prima essencial para o processamento de um queijo. É um produto muito complexo e a sua composição varia em função da espécie, da raça, da estação do ano, e até mesmo do período do dia, em que é obtido. O leite traz na sua composição a influência da natureza do solo onde a pastagem é produzida, a variedade da composição dessa pastagem, as práticas de pastorícia, os microrganismos característicos desse ambiente e certamente as características do animal que o produziu. Tudo isto vai caracterizar a textura, o aroma e o sabor do queijo que se produz não esquecendo a influência complementar da técnica de fabrico e do processo de cura.

O queijo… As características dos queijos tradicionais dependem essencialmente do clima, da composição química e microbiológica do leite, das características do local e produção e do modo de fabrico. diferenças dos leites os principais responsáveis pelas grandes diferenças que há entre os queijos de leite cru que, ao longo do período de maturação, se modificam desenvolvendo lentamente sabores específicos, multivariados e complexos As diferenças dos leites e a biodiversidade das suas microfloras, são os principais responsáveis pelas grandes diferenças que há entre os queijos de leite cru que, ao longo do período de maturação, se modificam desenvolvendo lentamente sabores específicos, multivariados e complexos

Processo Produtivo do queijo… Receção do leite Passagem do leite para a cuba de aquecimento Coagulação/RepousoCorte da coalhadaPrensagem manualSalga superficial Cura dos queijos (Câmara 1/Escorrimento) Cura dos queijos (Conservação/maturação) Preparação para venda Inspeção do produto Preparação/adição do coalho Obtenção dos Subprodutos Lavagem dos queijos

A Maturação… A cura ou maturação de um queijo é a operação que se segue à salga, é o culminar de todo um longo trabalho e por isso é fundamental para desenvolver: Textura SaborAroma

Obrigada pela atenção!