GESTÃO EMPRESARIAL Gestão de Produção e Operações: Fordismo, Toytismo e Volvismo e o Gerenciamento da Qualidade Total.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO
Advertisements

Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
Luís Cardoso Nuno Santos Núria Morgado. É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”.
Eutanasia.
Workshop de Informática Prof. Pedro Costa
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
Classificação dos sistemas de produção. 16 sistemistas entregam os módulos no esquema just in time seqüencial (no momento em que são requisitados.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL TEMA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
INCLUSÃO Direitos na educação e trabalho Elizabete Cristina Costa Renders.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
METODOLOGIAS PNUD Agenda de Boa Governança - Iniciativas de Participação Social.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
AGRICULTURA FAMILIAR DE SUBSISTÊNCIA Quem trabalha? A FAMÍLIA.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
ALVIN TOFFLER FUTUROLOGISTA. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão de Alvin Toffler as mudanças que ocorreram nas revoluções, sendo elas:
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES EM MEDICINA E CIÊNCIAS CORRELATAS: a BDTD-FAMERP Rosângela Maria Moreira Kavanami Bibliotecária, Setor de Periódicos.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
FIDELIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE ASSOCIADOS DIRCEU BAYER PRESIDENTE.
FRACTURE ANALYSIS APPROACH OF DP600 STEEL WHEN SUBJECTED TO DIFFERENT STRESS/STRAIN STATES DURING DEFORMATION Luiz Mauricio Valente Tigrinho, Ravilson.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Treinamento E Desenvolvimento. Conceito  Treinamento é um processo de assimilação cultural de curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos,
O que é Plano Diretor Municipal? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
© Editora Saraiva Churchill&Peter Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 11 Marketing de Serviços Marketing.
Principais alterações. Inclusão de Artigo com conceitos; Exclusão do parágrafo único sobre baixo valor monetário e incluído o critério da análise em.
Taninos Maria Eduarda Araújo Produtos Naturais Medicinais DQB, FCUL, 2012 Na natureza os taninos encontram-se em muitas plantas superiores, como na casca.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Universidade de Aveiro 2012/2013 ntc Sistemas Multimédia 1 Apresentação 5 Novembro – Pharaons Rally Trabalho realizado por: -André Arromba Joaquim.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
A história das 2 pedras (sobre fotos da CHINA) Uma anedota onde se mostra a diferença entre o pensamento lógico directo e o pensamento chamado « lateral.
Contabilidade Social Aula 3.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
ATRIBUIÇÕES DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. Atribuições das Unidades Organizacionais Têm como base a especialização do trabalho, que refere- se ao maior.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
EQUIPAMENTOS DE CAPTURA - CÂMARAS FOTOGRÁFICAS RICARDO BATALHA Nº16 10PM1 PROF: ANTÓNIO SEMEDO.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
Aplicação de Sistemas de Gestão Técnica para Racionalização Energética nos Hotéis.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Aula 03: Design da Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CONCESSIONÁRIA: Agente titular da concessão federal para prestar serviço público de energia elétrica. GESTOR ANEEL ––
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior SIMPLIFICAÇÃO DO PROCESSO.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis Porto Alegre, 25 de novembro de LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS.
PIPETAS GILSON: COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL E OBTER MELHORES RESULTADOS Melissa Silva Nova Analítica
Sistemas de Informação Capítulo 7 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Profa. Marina Mitiyo Yamamoto Prof. Guillermo Braunbeck Diurno.
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

GESTÃO EMPRESARIAL Gestão de Produção e Operações: Fordismo, Toytismo e Volvismo e o Gerenciamento da Qualidade Total

Organizações como organismos: Toyota – ascensão da produção flexível Fordismo, Toyotismo e Volvismo: os caminhos da indústria em busca do tempo perdido As organizações vistas como maquinas: condicionantes da produção em massa Organizações como organismos: Toyota – ascensão da produção flexível As ferramentas da qualidade: TQM O TQM versus a Reegenharia Organizações como cérebros – Volvo: o caminho da flexibilidade criativa

Idéias Orientais Idéias Ocidentais Grupos de trabalho autogerenciados. Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados Parcerias com fornecedores dedicados, produção enxuta, mentalidade just in time. Verticalização, controle de todas as fontes de fornecimentos, administração de estoques, mentalidade just in case. Guerra ao desperdício. Tamanho é documento. Produção flexível. Máquinas e equipamentos dedicados.

Idéias Orientais Idéias Ocidentais Administração enxuta, empresa enxuta. Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierárquicas. Círculos da qualidade, aprimoramento contínuo. Controle da qualidade. Alta qualidade e baixo preço. Alto luxo e alto preço. Toyota, Mitsubishi, Nissan. Ford, General Motors, General Electric

Modelo Japonês de Administração Sistema Toyota de Produção Deming Sistema Toyota de Produção Ford Taylor e outros da Administração Científica Cultura Japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos

Sistema Toyota Qualidade Produtividade Participação

Ineficiências Inevitáveis Espera. Transporte. Deslocamentos. Perdas inevitáveis. Ineficiências Inevitáveis Fabricação de quantidade maior que o necessário. Refugos. Tempo perdido em consertar erros. Estoque. Desperdícios Realização de operações e atividades de transformação estritamente ligadas ao produto ou serviço. Atividades que Agregam Valor ao Produto ou Serviço

Eliminação de Desperdícios Fabricação com Qualidade Racionalização da Força de Trabalho Just in Time Produção Flexível Fabricação com Qualidade Fazer certo da primeira vez Corrigir causas fundamentais dos erros Utilizar Círculos da qualidade

Poucas causas significativas Muitas causas insignificantes Efeitos Poucas causas significativas 20 % das causas 80% das causas 80% dos efeitos 20% dos efeitos Muitas causas insignificantes

POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA? CHECK-IN EQUIPAMENTOS Atendentes Desinformados Overbooking Aviões Velhos e Mal Conservados Pouco Espaço para os Passageiros Reclamações dos passageiros da Air Pindorama POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA? Atrasos Constantes Comida Ruim Bagagem Extraviada OUTRAS CAUSAS SERVIÇOS

Sistema Toyota de Produção Modelo Japonês de Administração Acréscimos e Modificações no Ocidente Modelo Universal de Administração Competitiva Outros Ingredientes ISO 9000, Modelo Europeu da Qualidade etc.

Questões para reflexão: 1) O que WOOD JR. define como Fordismo, Toyotismo e Volvismo? 2) Quais as relações que WOOD JR. faz do Fordismo, Toyostimo e Volvismo com os conceitos organizacionais abordados por MORGAM (1986) em seu livro “Imagens da Organização”? 3) Quais as nuvens negras que WOOD JR. lança sobre o Toyotismo, citando o as palavras do empresário nipônico Kuniyau Sakai, você concorda com a posição dele? 4) A partir da analise que WOOD JR. faz do Volvismo você identifica vantagens ou desvantagens do mesmo em relação ao Fordismo e ao Toyotismo? 5) Quais seriam as vantagens do TQM? E quais as criticas? 6) TQM e Reegenharia, duas faces da mesma moeda?