ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Elaine Svenonius (2001).

Slides:



Advertisements
Similar presentations
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
Advertisements

Workshop de Informática Prof. Pedro Costa
Bases de dados Biblioteca FEA USP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
O ILUMINISMO Prof. Augusto e Marcos Antunes 8º ANO.
Classificação dos sistemas de produção. 16 sistemistas entregam os módulos no esquema just in time seqüencial (no momento em que são requisitados.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
INCLUSÃO Direitos na educação e trabalho Elizabete Cristina Costa Renders.
SEJAM TODOS BEM VINDOS AO FUTURO DOS NEGÓCIOS !. EMPRESA EMPRESA É registrada e administrada pela: S.A.S EMPREENDIMENTOS E CONSULTORIA CNPJ: /
GECAD Gerência-Executiva do Cadastro Nacional de Florestas Públicas GECAD GERÊNCIA-EXECUTIVA DO CADASTRO NACIONAL DE FLORESTAS PÚBLICAS.
A evolução histórica da CI e suas relações com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia UFMG – ECI Fundamentos Teóricos da Informação Professor:
METODOLOGIAS PNUD Agenda de Boa Governança - Iniciativas de Participação Social.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
PROMOVER 2012 RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Scheid Gazire
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
ALVIN TOFFLER FUTUROLOGISTA. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão de Alvin Toffler as mudanças que ocorreram nas revoluções, sendo elas:
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES EM MEDICINA E CIÊNCIAS CORRELATAS: a BDTD-FAMERP Rosângela Maria Moreira Kavanami Bibliotecária, Setor de Periódicos.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
1 FANORPI Faculdade do Norte Pioneiro. 2 REPORTAGEM DE TV.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
O que é Plano Diretor Municipal? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
© Editora Saraiva Churchill&Peter Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 11 Marketing de Serviços Marketing.
Principais alterações. Inclusão de Artigo com conceitos; Exclusão do parágrafo único sobre baixo valor monetário e incluído o critério da análise em.
1. A RETIRADA DO DIVISOR FÍSICO NO SENTIDO POA/CANOAS; 2.OS VEÍCULOS PESADOS DEVERÃO OBEDECER O FLUXO SEMPRE A DIREITA; 3. OS VEÍCULOS DE CARGA ACIMA DE.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
A história das 2 pedras (sobre fotos da CHINA) Uma anedota onde se mostra a diferença entre o pensamento lógico directo e o pensamento chamado « lateral.
FBV | CURSO: DESIGN | DISCIPLINA: METODOLOGIA DE DESIGN LUMINUSTRE Estilo em Design Aluno: Rodolfo Soares de Lemos Professor: Adailton Laporte.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Contabilidade Social Aula 3.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
Aula 9 07/maio/2012.  Atividade – Sobrevivência dos Animais  Atividade – Modificação de populações  Atividade – Observação de diversidade.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
EQUIPAMENTOS DE CAPTURA - CÂMARAS FOTOGRÁFICAS RICARDO BATALHA Nº16 10PM1 PROF: ANTÓNIO SEMEDO.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Jessica Goulart Mariane Ribeiro Marina Oshiro Patricia Graciano.
Ciência sem fronteiras Saiba mais sobre o Ciência sem fronteiras... Agosto de 2014.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
Aplicação de Sistemas de Gestão Técnica para Racionalização Energética nos Hotéis.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Aula 03: Design da Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
Fantasia, fotografia, som e algumas pérolas de sabedoria para os meus amigos. Diz o Talmude: “Um sonho que não se interpreta é como uma carta que não.
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
REVISÃO MATEMÁTICA . BARRETO.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Profa. Marina Mitiyo Yamamoto Prof. Guillermo Braunbeck Diurno.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 4 A tomada de decisão em administração © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide.
Introdução à Sistemas de Informação. Nenhuma mente que se abre para uma nova idéia voltará a ter o tamanho original. (Albert Einstein) Todos os homens.
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Elaine Svenonius (2001)

SOBRE A AUTORA  Elaine Svenonius é uma bibliotecária americana, conhecida por sua pesquisa sobre controle bibliográfico, especialmente catalogação, classificação e indexação. Ela é mais conhecida por trazer uma abordagem filosófica para a teoria da catalogação.  Svenonius cursou mestrado em Filosofia na Universidade da Pensilvânia em 1957, cursou também mestrado em Biblioteconomia em 1965 pela Universidade de Chicago, e doutorado em Biblioteconomia (1971), na Universidade de Chicago.  Em A Fundamentação Intelectual da Organização da Informação, Svenonius intenta "sintetizar a literatura da organização da informação numa linguagem e num nível de generalidade para torná-lo compreensível para pessoas de fora da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação" e para "sintetizar catalogação de assunto e descritiva dentro de um quadro conceptual comum".

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO TÓPICOS:  INTRODUÇÃO  ESTRUTURA CONCEITUAL  CONTEXTO HISTÓRICO  CONTEXTO FILOSÓFICO Sistemas Filosóficos Filosofia da Ciência Filosofia da Linguagem  INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E PROBLEMAS

INTRODUÇÃO  Um sistema de informação, para ser efetivo, deve repousar sobre um fundamento intelectual. Este fundamento intelectual consiste em várias partes:  Uma ideologia, formulada em termos de propósitos (objetivos que devem ser alcançados por um sistema de organização da informação) e princípios (diretivas que guiam o processo);  Formalizações de processos envolvidos na organização da informação, tais como os previstos pelas conceituações linguísticas e modelos de entidade- atributo-relacionamento; Linguística Computação Reforça a noção de Ciência interdisciplinar...

INTRODUÇÃO  Conhecimentos adquiridos através de pesquisas, particularmente os que expressaram alto nível de generalizações sobre o projeto e uso dos sistemas de organização; e  Na medida em que uma disciplina é definida por seu foco de pesquisa, os problemas-chave necessitam ser resolvidos de forma inteligente para o avanço da Ciência da Informação.

ESTRUTURA CONCEITUAL  É útil começar por estabelecer a estrutura conceitual para assegurar que a discussão não se torne idiossincrática (interpretativa) e ao mesmo tempo prenda-se ao nível da teoria.  A estrutura contextual aqui adotada visa a organização da informação num contexto histórico-filosófico, cuja característica enfatizada é que a informação é organizada descrevendo–a numa proposta especial de linguagem.

CONTEXTO HISTÓRICO  Catalogação descritiva e de assunto de origem Anglo-Americana (Anglo-saxônica) durante o último século.  Sistemas de classificação bibliográfico utilizados nas bibliotecas até hoje: CDD (Classificação Decimal de Dewey), Classificação da Biblioteca do Congresso (LCC), CDU (Classificação Decimal Universal), Lista de cabeçalho de assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH), Regras de Catalogação Norte-Americanas (AACR/AACR2).  Explosão da Informação.  Revolução computacional.  Proliferação de novas mídias (fitas de áudio, disquete, CD, DVD, pen-drive, documento eletrônico, etc.).  Necessidade de controle bibliográfico universal..

PARA LEMBRAR DA CDD CDD Para facilitar o uso do esquema, Dewey elaborou instruções claras e simples para adaptar a classificação aos aspectos locais.  A CDD tem por base a seguinte estrutura: As classes principais que correspondem, grosso modo, às disciplinas fundamentais do conhecimento, a saber:  100 Filosofia  200 Religião  300 Ciências Sociais  500 Ciência  600 Tecnologia  700/800 Artes  900 História (400 Filologia não representa uma disciplina fundamental).  000 Generalidades

As principais divisões da CDU são:  0 Generalidades. Informação. Organização.  1 Filosofia. Psicologia.  2 Religião. Teologia.  3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.  4 Classe vaga.  5 Matemática. Ciências Naturais.  6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.  7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.  8 Linguagem. Linguística. Literatura.  9 Geografia. Biografia. História. PARA LEMBRAR DA CDU

TESAURO DE FOLCLORE E CULTURA POPULAR BRASILEIRA PARA LEMBRAR DO TESAURO

CONTEXTO HISTÓRICO Santayana escreveu que “quando a experiência não é mantida... a infância é perpétua. Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”.  Memex (Vanevar Bush)  Conceito de memória Duas características devem ser consideradas sobre os sistemas de organização da informação (principalmente sobre Informação Digital): 1.Uma das soluções é que esses sistemas devem trabalhar com os problemas que obstruem a eficiência do acesso à informação. (Novas tecnologias, variedade dos tipos de informação, anomalias na linguagem de recuperação, Internet, etc.) 2.Sistemas bibliográficos tradicionais continuam interessantes pela visão expressa em suas ideologias.

CONTEXTO FILOSÓFICO  Relevantes fundamentos intelectuais da organização da informação a partir de três movimentos filosóficos: 1.Filosofia de sistemas 2.Filosofia da ciência 3.Filosofia da linguagem

FILOSOFIA DE SISTEMAS  A teoria geral dos sistemas é uma expressão do pensamento filosófico mais amplo (holístico).  Seu credo engloba uma crença na finalidade [...], é uma maneira de olhar para os fenômenos em termos de sua organização e estrutura.  Da filosofia deriva a prática da análise de sistemas, que em sua forma mais geral é a análise de um objeto de estudo, baseado no exame como um sistema cujas várias partes são integradas num coerente todo para que os propósitos sejam alcançados.

CONCEITO DE ESTRUTURA

FILOSOFIA DE SISTEMAS  Charles Cutter introduz alguns desses pensamentos sobre sistemas em disciplinas sobre Organização da Informação.  Cutter - o bibliotecário sistematizador. Foi o primeiro a reconhecer a importância dos objetivos dos sistemas para a catalogação.  Tabela Cutter-Sanborn

FILOSOFIA DA CIÊNCIA  Positivismo lógico – expresso pelo princípio da verificabilidade (Uma proposição verificada deve ter conceitos que possam ser operacionalizados, que significa, interpretados como variáveis e definidos de maneira que possam ser quantificados).  Exemplos: Bibliometria, Cientometria, Webometria, etc.  Quantificar os objetivos da recuperação da informação (Pertinência, Revocação, Especificidade, Exautividade, Recuperação efetiva, etc.).

AS METRIAS...

FILOSOFIA DA LINGUAGEM  O ato de organizar informação pode ser visto como um tipo particular de uso da linguagem.  Kaiser desenvolveu a linguagem de indexação, que ele chamou de “Indexação Sistemática” em que termos simples foram classificados em categorias semânticas e termos compostos construídos usando regras de sintaxe definidas com respeito a essas categorias.

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  Definição de Informação: “Algo recebido ou obtido através de informação” “O ato de informar é realizado através de mecanismos que enviam uma mensagem (comunicação)” Então, informação é... “O conteúdo de uma mensagem” ou “Algo que é comunicado”.

COMUNICAÇÃO E O ENVIO DA MENSAGEM

INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  Definição de Informação: Algumas vezes informação é definida em termos de dados, como “dados dotados de relevância e propósito” Um dado é dado. Ele poderia ser um fato, ou, a um nível mais elementar, uma percepção sensorial. DADO

INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  Definição de Informação: Enquanto o conteúdo da mensagem é provavelmente uma boa aproximação da organização dos sistemas de informação, nem toda mensagem está sob a alçada de tais sistemas. Ex.: “Tenha um bom dia!” – fica fora do domínio dos sistemas de informações. Apenas a informação relevante deve ser indexada nos sistemas de informação.

INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  Definição de Informação: O domínio coletivo de todo sistema de organização da informação deve ser:  Criado por humanos;  Registrado;  E deve ser preservado. Tal conteúdo deve ter a possibilidade de ser acessado posteriormente. REPOSITÓRIOS INFORMACIONAIS

INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES  Definição de Documento: Neste livro o termo documento é utilizado para se referir a uma informação registrada. Significado de documento:  Uma parte de informação (pedaço)  Uma escrita (como um livro, um relatório, uma carta)  Um material que tem uma representação do pensamento dos homens pelo significado convencional registrado, como um símbolo, por exemplo.

PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E PROBLEMAS  Organização pode ser feita de muitas formas. Uma forma prototípica é a classificação.  O objetivo essencial de um sistema de organização da informação é agrupar informações semelhantes e diferenciar as que são diferentes.  Uma das maiores fontes de problemas é a variedade de informações do universo. Ex.: Duas diferentes traduções do inglês representam a mesma obra? Ex.: Uma versão de Hamlet em filme contém a mesma informação que um livro? Ex.: Dois registros de uma sinfonia, uma em vídeo e outra em CD são a mesma obra?

PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E PROBLEMAS  Problema político: Ex.: Conflito entre os princípios – de normalização universal ou aquele que está mais afim com os usuários?  Problema cultural: Ex.: Diferenças na nomeação das “coisas”. Exemplo da neve, do arco-íris, etc.  A mais antiga fonte de problema porém, é o uso da linguagem para o acesso informacional.

PROPÓSITOS, PRINCÍPIOS E PROBLEMAS  Linguagem Natural – Polissêmica  Linguagem Controlada / Documentária (Classificação/Listas de Cabeçalhos de Assuntos, Tesauros, etc.). - Monossêmica