HCA - 10º ANO: A CULTURA DA ÁGORA ESCULTURA GREGA: ESTATUÁRIA PROF. PEDRO XAVIER ESAAA.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
Algúns datos básicos Procesos, xestión e estratexias de comunicación na sociedade dixital.
Advertisements

PRESENT SIMPLE.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS NOME DO ALUNO 1 Orientador: Prof. Dr. Nome 2, Co-orientador: Prof. Dr. Nome³ 1 filiação (título de graduação, programa.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS Nome do Aluno¹ Prof.(a) Dr. Nome² - Orientador Prof.(a) Dr. Nome² - Co-orientador 1 filiação (título de graduação,
VERB THERE TO BE(PRESENT TENSE)
© Mark E. Damon - All Rights Reserved $1 Million $500,000 $250,000 $125,000 $64,000 $32,000 $16,000 $8,000 $4,000.
Marcos Aurélio e Nabucodonosor ® © CopyRights 2013 #Pronouns.
The green leaves of summer The Brothers Four AUTOMATICO.
Gotas de Crystal So this is Christmas Então já é Natal And what have you done E o que você tem feito Another year over Um outro ano se encerra And new.
I work – he works You watch – he watches They study – she studies
THE COMPARISON OF ADJECTIVES
No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem,
Aula Teórica 9&10 Equação de Evolução. Exemplos. Caso 1D.
(SER /ESTAR) I am Donald. I am Daisy. I am Minnie. I am Mickey. I am Goofy. We are friends.
POSSESSIVES (Adjectives and Pronouns) Andressa Ribeiro do Amaral.
Lecture 3 The Lotka-Volterra model. The Prey-Predator Model In the equation: Only the logistic is controlling growth. In reality the interaction between.
Model-Driven Development Maturity Model Tatiana Ribeiro Hipólito.
Mundo Perdido The Lost World O espectáculo… O que os teus olhos vão ver é espectáculo único no mundo. Uma terra virgem, sem alteraração, Com as montanhas.
FEP 114 – Aula 3b. Objetivo: Determinar o intervalo de temperatura em que os calorímetros utilizados podem ser considerados ideais. Determinar o calor.
Administração 2°semestre - Aula 2 Classificação dos Sistemas de Informação.
DABPMaio 2009 Cálculo de uma poligonal Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Engenharia Topográfica Disciplina de Topografia.
Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Avançado Conceitos de aplicações que acessam banco de dados.
FEP 114 – Pêndulo de Torção Aula 2 Pêndulo de Torção.
Algoritmos de Busca Heurísticos. Sumario Heurísticos –Best-first –Greedy best-first –A * –Algoritmos de Busca local –Hill-climbing Metaheuristicos –Simulated.
1 Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso CORRENTE ELÉCTRICA Consideraremos agora as situações que envolvem.
Conceitos Fundamentais: da Moral à Bioética José Roberto Goldim.
Arquitectura Tecnológica dos Sistemas de Informação Enterprise Architecture Validation Pedro da Silva - Nº João Jesus – Nº Nuno Dias – Nº
 Fundada em 1998, a TIME CONSULTORIA assessora Empresas de portes e segmentos diversificados.  A Sede está localizada em São José dos Campos – SP; 
Ponte sobre o rio Paraná
Statistics applied to forest modelling Module 1. Summary  Introduction, objectives and scope Definitions/terminology related to forest modelling  Initialization.
“O Espiritismo é uma Lei da Natureza”. L.E.222 “O Espiritismo é uma Lei da Natureza”. L.E.222 “É a alavanca que Deus se utiliza“É a alavanca que Deus se.
1 Atividade do 2º Período Trabalhos do PRL Disciplina de Português Delegado do 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário: Domingos Fernandes Docentes do grupo.
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
Dália Regina Rodrigues Pinto, Nº PROJETO DE ADAPTAÇÃO CULTURAL A DIFERENTES MERCADOS INTERNACIONAIS Docentes: professora Dr.ª Cidália.
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
Sistemas Operativos Introdução. Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental.
Arduino CHIP. Pins analógicos – (1 de 2) Recordar: Analog In - pin 0 ao 5 – analog to digital Recebe sinais analógicos e transforma-os em sinais digitais.
Os setes saberes necessários á educação do futuro Edgar Morin.
POTENCIAL DE AÇÃO CARDÍACO. PA – CÉLULA MUSCULAR CARDÍACA Principal diferença entre o PA no neurônio e na célula muscular é que na célula miocárdica.
Ser Diretor de Turma Sessão 6 O MEU… é o TEU!. ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com o professor titular de turma/professor bibliotecário/professor.
Módulo 1 – Efeitos da radiação na água
Qual é a diferença entre fonética e fonologia?. Fonética Estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com.
English I Week 4, 1st semester 2015
Mecânica Aplicada II Prof. Angela Marques 18/08/2015.
Fundamentos das Máquinas Elétricas Rotativas CA. Fundamentos das Máquinas CA  Energia Mecânica  Energia Elétrica [GERADOR]  Energia Elétrica  Energia.
Alceu Ferreira Júnior R4 TRAUMA. INTRODUÇÃO Lesões do anel pélvico Fraturas sacrais - grande variabilidade Podem diferenciar-se em gravidade: simples.
I MPORTÂNCIA DA E LETROMECÂNICA NA A GROPECUÁRIA O presente trabalho tem como objetivo propor uma crescente análise das rápidas e profundas inovações tecnológicas.
QUIMIOMETRIA I: COMO FAZER EXPERIMENTOS Prof. Dr. Clecio Dantas (UEMA) CAXIAS, 2015.
CONGELAMENTO. HISTÓRICO Se recuarmos cerca de anos, constatamos que nessa altura já os chineses utilizavam o gelo e o ar frio dos montes para conservarem.
Liste todos os “símiles” usados pelos autores de LD para o Hyracotherium,indicando pelo menos uma página em que cada um deles é citado FOX TERRIERPÁG.
Aula ministrada pelo Prof. Rafael Augusto para a disciplina de Contabilidade I Disciplina Contabilidade I Prof. Rafael Augusto de Paula.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Marcus Cabral UNIARARAS 2017 Geologia MATUTINO.
O CLIMA E A PAISAXE.
A polémica do antimonio
Comunicar data, local e modo de acesso ou razões da recusa ou que não possui 20 dias ou até +10 (com justificativa) Art. 11 da LAI - Prazos O que pode.
Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008.
O Mercado  Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos.
Alunos(a): Thalynny Rabelo Thaynara Maia Wilson Carvalho INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Placa Mãe Professor Roney sousa. O que é a Placa Mãe É a maior e mais importante placa de nosso computador, onde todos os demais componentes são ligados.
OLNEY JONER A estação de solda é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, onde sua utilização é destinada.
PUC por um Semestre - PIUES Termoquímica Calor de reação.
Psicologia Grupo: Allyne Mendes Amanda Lima George Nascimento Maria Lira Mirian Alves Luaryanne.
Guija, Julho de 2019 Mabalane AP– Planificação Detalhada Sessão – – Passo 4 1.
CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO.
VALOR AGREGADO Para agregar valor, deve-se ir além, inovar, ser criativo, ousar e correr o risco de ser imitado e de não poder cobrar mais pelo que faz.
Presentation transcript:

HCA - 10º ANO: A CULTURA DA ÁGORA ESCULTURA GREGA: ESTATUÁRIA PROF. PEDRO XAVIER ESAAA

PERÍODOS DA EVOLUÇÃO DA ESCULTURA GREGA ANTIGA:  ARCAICO – SÉCS. VIII-VI A.C.  CLÁSSICO – SÉC. V A.C.  PÓS-CLÁSSICO – SÉC. IV A.C.  HELENÍSTICO – SÉCS. III-I A.C.

INOVAÇÕES DA ESCULTURA GREGA FACE À DA ARTE PRÉ-CLÁSSICA:  NATURALISMO DAS FORMAS  REGRAS DE REPRESENTAÇÃO DO CORPO HUMANO  RIGOR ANATÓMICO  CÂNONE  QUEBRA DA LEI DA FRONTALIDADE  CONTRAPOSTO  SORRISO  NU  IDEALIZAÇÃO DA FIGURA HUMANA (carácter heróico)

 Naturalismo é representar formas inspiradas do natural, com base na observação do corpo: um braço é um baraço, um músculo é um músculo. Os escultores gregos estudavam o corpo humano e praticavam o desenho. A escultura grega relaciona-se com a evolução da ciência e da medicina da época. Naturalismo das formas

Rigor anatómico e cânone  Com base no conhecimento científico do corpo humano, surgem representações com maior rigor anatómico de formas, músculos, posições, tensões, etc.  As proporções também são estudadas:  No séc. V a.C. – Policleto: o corpo é 7 x o tamanho da cabeça  No séc. IV a.C. – Lisipo: passa a 8 x. Isto traduz-se nu alongamento e sinuosidade da figura humana. Neste período pós-clássico, as figuras são mais torcidas e precisam de apoio (coluna, tronco de árvore, etc.)

Quebra da lei da frontalidade  A quebra da lei da frontalidade vem romper com a tradição egípcia que dispunha os braços e cabeça de perfil e o tronco e um olho de frente: os gregos fazem avançar um braço e uma perna nas figuras, sugerindo movimento  O contraposto é uma característica já do período clássico: os corpos dispõem-se a ¾, levemente torcidos, com o peso assente numa das pernas e a outra semi-flectida

Sorriso e nu  O sorriso aponta para uma relação mais transparente e destemida entre homens e deuses. As estátuas votivas mostram desde o período arcaico este sorriso  A exibição do corpo humano nu revela a inexistência de tabus a este respeito, certas práticas como o deporto e o respeito pelos valores físicos do homem

Conclusões:  A evolução da escultura grega antiga compreende três grandes períodos: arcaico, clássico e helenístico. No início as formas são mais rudes e pouco naturais; vão evoluindo para um tipo heróico de representação do homem, sempre jovem belo e modelar; no fim, o naturalismo dá lugar ao realismo, com a representação da várias idades do homem e de modelos menos “regulares” e patéticos, como bêbados, moribundos, figuras dolorosas, anões, etc.  A escultura grega assume um conjunto alargado de inovações estéticas e formais que a distinguem da plástica pré-clássica  Essas inovações prendem-se com as características da cultura grega, nomeadamente a religião aberta e humanista, os valores filosóficos e estéticos e o desenvolvimento da vida pública e cívica  As inovações são: naturalismo das formas mas com idealização geral da figura humana; regras de representação dos corpos (rigor anatómico e cânone), quebra da lei da frontalidade e surgimento do sorriso e do nu