Sistemas Operativos Introdução. Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
VERB TO BE. VERB TO BE O verbo to be significa, ao mesmo tempo, ser e estar.
Advertisements

Gotas de Crystal So this is Christmas Então já é Natal And what have you done E o que você tem feito Another year over Um outro ano se encerra And new.
D.S.I. Guimarães The Encyclopedia of Networked and Virtual Organizations intends, with your collaboration, to contribute to.
I work – he works You watch – he watches They study – she studies
ESCALONAMENTO DE TAREFAS
No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem,
(SER /ESTAR) I am Donald. I am Daisy. I am Minnie. I am Mickey. I am Goofy. We are friends.
FEP 114 – Aula 3b. Objetivo: Determinar o intervalo de temperatura em que os calorímetros utilizados podem ser considerados ideais. Determinar o calor.
Administração 2°semestre - Aula 2 Classificação dos Sistemas de Informação.
DABPMaio 2009 Cálculo de uma poligonal Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Engenharia Topográfica Disciplina de Topografia.
Luiz Carlos d´Oleron SJCP Java Avançado Conceitos de aplicações que acessam banco de dados.
Algoritmos de Busca Heurísticos. Sumario Heurísticos –Best-first –Greedy best-first –A * –Algoritmos de Busca local –Hill-climbing Metaheuristicos –Simulated.
1 Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso CORRENTE ELÉCTRICA Consideraremos agora as situações que envolvem.
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TI Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves Eduardo da Cunha.
Conceitos Fundamentais: da Moral à Bioética José Roberto Goldim.
Semáforos Plataforma Java 1.5 Juliano Cardoso Vacaro.
Ing. John Bohórquez Jiménez POLITECNICO DE OCCIDENTE Bogotá D.C
Arquitectura Tecnológica dos Sistemas de Informação Enterprise Architecture Validation Pedro da Silva - Nº João Jesus – Nº Nuno Dias – Nº
Statistics applied to forest modelling Module 1. Summary  Introduction, objectives and scope Definitions/terminology related to forest modelling  Initialization.
Lluvias acidas Ever fabricio david mejía Placa mainboard.
Lluvias acidas Ever fabricio david mejía Placa mainboard.
Ever fabricio david mejía Placa mainboard. ¿Qué es la mainboard? Es una tarjeta de circuito impreso a la que se conectan los componentes que constituyen.
SISTEMA OPERATIVO Y HARDWARE .
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
DISCO DURO Tienen una gran capacidad de almacenamiento de información. El disco duro almacena casi toda la información que manejamos al trabajar con una.
Amplificação Raman de Pulsos Curtos com Ganho Periódico Autor: José Miranda da Silva Filho Orientador: Professor Doutor Antônio B. Sérgio Sombra Pós-Graduação.
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
Sistemas Operativos Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Disco-Rígido – Fonte - Motherboard - O disco rígido ou HD (Hard Disk) - Estrutura - Placa lógica (hard drive logic.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos Carlos Pereira 2014/2015.
Arduino CHIP. Pins analógicos – (1 de 2) Recordar: Analog In - pin 0 ao 5 – analog to digital Recebe sinais analógicos e transforma-os em sinais digitais.
Arduino CHIP Hardware -Pins Digitais - Pins 0 ao 13Pins Digitais - Pins 0 ao 13 -Pins pulse modulation ~Pins Pins 0 e 1 –
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos 1.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos.
Fonte de alimentação. 3 Constituição da fonte 4 Tipos de Fontes 5 Fontes Lineares 6 Fonte Chaveada 8 a 13 As fontes de alimentação.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Disco-Rígido – Fonte - Motherboard - Estrutura Placa Mãe (Motherboard) - Organização/ Funcionamento Placa Mãe (Motherboard)
Ser Diretor de Turma Sessão 6 O MEU… é o TEU!. ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com o professor titular de turma/professor bibliotecário/professor.
Qual é a diferença entre fonética e fonologia?. Fonética Estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com.
Desde 1980, CPUs têm avançado mais rapidamente que DRAMs ...
Object Calisthenics Gabriel Heming.
How to Write a Testable Question
Skynet Infocom A solução para sua Empresa Integrantes do Grupo Felipe Morales Igor Oliveira.
Liste todos os “símiles” usados pelos autores de LD para o Hyracotherium,indicando pelo menos uma página em que cada um deles é citado FOX TERRIERPÁG.
Reusing Test Asset in Software Factories
Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008.
O Mercado  Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos.
Alunos(a): Thalynny Rabelo Thaynara Maia Wilson Carvalho INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Placa Mãe Professor Roney sousa. O que é a Placa Mãe É a maior e mais importante placa de nosso computador, onde todos os demais componentes são ligados.
OLNEY JONER A estação de solda é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, onde sua utilização é destinada.
Planejamento de Risco JACQUE TORRES, PMP. Objetivo Delimitar os riscos do Projeto e delimitar um plano de ação. Praticamente um exercício de futurologia.
PUC por um Semestre - PIUES Termoquímica Calor de reação.
Psicologia Grupo: Allyne Mendes Amanda Lima George Nascimento Maria Lira Mirian Alves Luaryanne.
Guija, Julho de 2019 Mabalane AP– Planificação Detalhada Sessão – – Passo 4 1.
CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO.
VALOR AGREGADO Para agregar valor, deve-se ir além, inovar, ser criativo, ousar e correr o risco de ser imitado e de não poder cobrar mais pelo que faz.
SISTEMAS OPERATIVOS (ESTRUCTURA) Por: Matta Avalos Carlos.
Análise Combinatória Luciano Garim. Princípio Fundamental da Contagem Este princípio permite quantificar situações ou casos de um determinado evento.
Topics in English Grammar
Presentation transcript:

Sistemas Operativos Introdução

Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental que controla todo os recursos de Hardware e faz com que os Programas possam ser executados. A forma mais informal de definir Sistema Operativo, é defini-lo como sendo o interface entre Hardware/Software/e Utilizador. Hardware Sistema Operativo Programas

Esquema de Von Neumann Quando se inicia o Word, este também é carregado para a memória RAM (pode carregar uma fila de tarefas – Ppoint; word; EXEL) Quando o computador é iniciado o SO é carregado para a memória RAM. O responsável pelo carregamento de qualquer programa é o SO.

Programa vs Processo Código Máquina da aplicação 3 Código Máquina da aplicação 2 Código Máquina da aplicação 1 Um código que não está a ser executado é um programa ou tarefa, mesmo que esteja na RAM Um código que está a ser executado é um Processo Memória RAM

Código M da aplicação 1 Esquema de Von Neumann Memória RAM O disco é necessário. A memória RAM não suporta todas as aplicações instaladas no computador. Sempre que é necessário correr uma aplicação que não está na RAM o SO indica que um determinado ficheiro/s deve ser transportado para a RAM para que possa ser executado

Tarefas de gestão do SO Gestão de memória (Memory Manager) O SO tem conhecimento do conteúdo da RAM, ou seja, o SO sabe que aplicações estão carregadas na RAM (o endereço de início e de fim de cada aplicação) Caso prático: Quando o utilizador abre o Word o SO sabe em que local da RAM está o programa a que o utilizador pretende aceder. Se o utilizador carregar no PPoint o SO acede ao código máquina referente ao PPoint que está num determinado conjunto de endereços. Isto significa que o nosso SO tem que ter código para gerir a memória Gestão de memória (Memory Manager) 1 de 4 O SO necessita de código/software para gerir a memória - Memory Manager

Tarefas de gestão do SO Gestão de ficheiros (File Manager) Sistema de ficheiros é a forma de organização dos Ficheiros e dados no disco. No disco estão ficheiros e dados e a sua localização é do conhecimento do SO. Estes ficheiros e dados que estão referenciados numa tabela. Caso Prático: O utilizador abre o word, o SO verifica a RAM (Através do código Memory Manager), verifica se o WORD já foi carregado para a RAM. Se não está na RAM então o SO procura no disco, quando encontra os ficheiros/dados de que necessita transporta-os para a RAM e o programa pode ser executado. Isto significa que o nosso SO tem que ter código (software) para gerir a localizar ficheiros no disco Gestão de ficheiros (File Manager). Além disso o SO tem a capacidade de identificar o tipo de ficheiros com que está a lidar (se são apenas de leitura; de leitura e escrita; executáveis… ). Daí a importância de um sistema de gestão de ficheiros ou File Manager. 2 de 4 O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - File Manager

Tarefas de gestão do SO Gestão de Processos (Processor Manager) O SO deve alocar/designar recursos para os processos em curso, proteger os recursos de cada processo e permitir a sincronização entre os processos. Caso prático: O utilizador está a ver um vídeo no youtube ao mesmo tempo que escreve um documento no word. Para o utilizador parece que as duas aplicações (que neste caso são processos) estão a correr ao mesmo tempo, no entanto o processador está a ser gerido pelo SO para que os dois processos ocorram alternadamente (com o máximo de alternância) para que pareça que os dois estão a ser processados ao mesmo tempo. Isto significa que o nosso SO tem que ter código para gerir o acesso ao processador Gestão de Processos (Processor Manager) 3 de 4 O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - Gestão de Processos (Processor Manager)

Tarefas de gestão do SO Gestão de dispositivos (Device Manager) O SO é responsável pela gestão de todos os periféricos ligados ao computador. Caso prático: Um utilizador insere uma pen numa porta USB, é responsabilidade do SO verificar que foi adicionado novo hardware e tomar as devidas diligencias para que o hardware funcione. Isto significa que o nosso SO tem que ter código para gerir o acesso aos dispositivos Gestão de dispositivos (Device Manager) 4 de 4 O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - Gestão de dispositivos (Device Manager)

Resumo O SO necessita de código/software para gerir a memória - Gestão de Memória (Memory Manager) O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - Gestão de Ficheiros (File Manager) O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - Gestão de Processos (Processor Manager) O SO necessita de código/software para gerir o sistema de ficheiros - Gestão de dispositivos (Device Manager) Memory Manager File Manager Processor Manager Device Manager