FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:

Slides:



Advertisements
Similar presentations
A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
Advertisements

Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
Workshop de Informática Prof. Pedro Costa
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
Classificação dos sistemas de produção. 16 sistemistas entregam os módulos no esquema just in time seqüencial (no momento em que são requisitados.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
INCLUSÃO Direitos na educação e trabalho Elizabete Cristina Costa Renders.
METODOLOGIAS PNUD Agenda de Boa Governança - Iniciativas de Participação Social.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
PROMOVER 2012 RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Scheid Gazire
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
Fidedignidade Igor Menezes Princípios de Psicometria AULA 10.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Aula 2- Metabolismo Celular. Metabolismo Conjunto de reações químicas de um organismo. Essas reações ocorrem na presença de substâncias inorgânicas e.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
FRACTURE ANALYSIS APPROACH OF DP600 STEEL WHEN SUBJECTED TO DIFFERENT STRESS/STRAIN STATES DURING DEFORMATION Luiz Mauricio Valente Tigrinho, Ravilson.
1 FANORPI Faculdade do Norte Pioneiro. 2 REPORTAGEM DE TV.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
© Editora Saraiva Churchill&Peter Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 11 Marketing de Serviços Marketing.
Taninos Maria Eduarda Araújo Produtos Naturais Medicinais DQB, FCUL, 2012 Na natureza os taninos encontram-se em muitas plantas superiores, como na casca.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
FBV | CURSO: DESIGN | DISCIPLINA: METODOLOGIA DE DESIGN LUMINUSTRE Estilo em Design Aluno: Rodolfo Soares de Lemos Professor: Adailton Laporte.
Contabilidade Social Aula 3.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
EQUIPAMENTOS DE CAPTURA - CÂMARAS FOTOGRÁFICAS RICARDO BATALHA Nº16 10PM1 PROF: ANTÓNIO SEMEDO.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Jessica Goulart Mariane Ribeiro Marina Oshiro Patricia Graciano.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
Aplicação de Sistemas de Gestão Técnica para Racionalização Energética nos Hotéis.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Aula 03: Design da Superestrutura Prof. Luciano Thomé e Castro.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA CONCESSIONÁRIA: Agente titular da concessão federal para prestar serviço público de energia elétrica. GESTOR ANEEL ––
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
REVISÃO MATEMÁTICA . BARRETO.
PIPETAS GILSON: COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL E OBTER MELHORES RESULTADOS Melissa Silva Nova Analítica
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Profa. Marina Mitiyo Yamamoto Prof. Guillermo Braunbeck Diurno.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 4 A tomada de decisão em administração © 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide.
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
Presentation transcript:

FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE: DR. VELOSO D. DAVA 6/2/2016 1

Erros de Medição Numa medição, de modo nenhum os valores medidos correspondem exactamente aos valores reais das grandezas. Toda a medição está sujeita a erros. Não existe valor medido sem erro! Fontes de erros: Instrumentos de medição; Observadores que realizam a medição; Organização da experiência; Influências do ambiente; etc. 6/2/2016 2

Tipos de Erros 6/2/2016 3

Erros Grosseiros Origem: Engano ou falta de atenção por parte do observador; Perturbações durante as leituras; Defeitos nos meios de medição Mau posicionamento dos instrumentos de medida Características: Podem ser reconhecidos e identificados. Numa série de medições, os valores correspondentes são geralmente eliminados da lista de medições Estes erros podem ser evitados 6/2/2016 4

Erros Acidentais ( Origem)  Erros de observação por parte do experimentador (distracção);  Insegurança na leitura de escalas;  Insuficiência de rapidez na mediação de algumas grandezas (ex: Medição do tempo com ajuda de um cronómetro)  Flutuações nas condições de medição em relação ao objecto de medição (p.ex. diferenças de temperatura no interior de um líquido);  Influência do ambiente (ex: variações da temperatura durante o processo de medição da corrente, vibrações do arranjo da experiência) Tem origem no próprio processo de medição. 6/2/2016 5

Erros Acidentais ( Características) Não se deixam determinar e tornam os valores de medição inseguros; Os valores de medição podem ser maiores ou menores que o valor real; Numa única medição o erro acidental só pode ser estimado; O desvio provocado pode ser reduzido com:  Aumento do número de medições da mesma grandeza,  Utilização de instrumentos de maior precisão Nunca se deixam Eliminar completamente 6/2/2016 6

Erros Sistemáticos (Origem)  Imperfeição dos instrumentos de medição (ex: Calibrações erradas, erro de tolerância do aparelho de medição, escalas muito grandes, relógios muito rápidos);  Insuficiências no método de medição escolhido;  Influência do ambiente;  Influências do observador (ex: insuficiência em algum órgão dos sentidos); 6/2/2016 7

Erros Sistemáticos (Características)  Só podem ser evitados através da utilização de aparelhos e meios de medição mais perfeitos e precisos  Medições nas mesmas condições apresentam o mesmo erro  Variações regulares das condições de medição não produzem nenhuma variação nos erros de medição  Não se deixam influenciar durante a execução da experiência 6/2/2016 8

Cálculo de Erros Erros absolutos e relativos: Erro absoluto, é o desvio do valor de medição do valor real. Erro relativo, é razao entre o erro absoluto e o valor medido expresso em percentagem (%) 6/2/2016 9

Erro máximo duma medição (erro sistemático) Instrumentos de medição com um erro máximo de calibração indicado (p. ex. 2,5% do valor medido) (erro absoluto) (erro relativo) Instrumentos de medição sem erro máximo de calibração indicados: O erro máximo é a metade da diferença minimal da escala, p.ex. uma régua com uma escala em mm: (erro absoluto) (erro relativo) 6/2/

Erro médio duma série de medições Melhor valor de medição: O valor de medição mais próximo do valor real, desconhecido, de uma grandeza física, pode ser encontrado através de uma medição cuidadosa de cada valor de medição ou através da determinação do valor médio aritmético de um conjunto de medições. Valor médio aritmético: Valor mais provável como resultado entre os valores medidos de uma série de medições, caso as medições individuais sejam diferentes entre si e tenham o mesmo peso. 6/2/

Erro médio do valor aritmético médio: Dá-nos o intervalo em que é provável encontrar o valor real. Por outras palavras, diz nos quanto o valor médio está desviado do valor real Para uma série de medições o valor real fica com uma probabilidade de 68,3% no intervalo de 6/2/

Exemplo: Resultados de medições do tempo de queda de uma esfera, de uma altura de 0,8m. o tempo foi medido 10 vezes. Instrumentos de medição: Relógio digital com precisão de 1/100s e régua de 1metro: 1mm 1234 em 10,400,0090, ,410,0010, ,410,0010, ,400,0090, ,430,0210, ,420,0110, ,400,0090, ,430,0210, ,400,0090, ,390,0190, ,1100, /2/

DefiniçãoFórmula 1.Valor médio aritmético: Valor mais provável como resultado entre os valores medidos de uma série de medições, caso as medições individuais sejam diferentes entre si e tenham o mesmo peso. 1.Erro absoluto de uma única medição: Erro de uma medição quando no lugar do valor real desconhecido se usa o valor médio. Ele pode possuir sinal positivo ou negativo. A soma dos erros absolutos é nula Erro absoluto da primeira medição da tabela: 6/2/

1.Erro médio do valor aritmético médio: Dá-nos o intervalo em que é provável encontrar o valor real. Por outras palavras, diz nos quanto o valor médio está desviado do valor real Para uma série de medições o valor real fica com uma probabilidade de 68,3% no intervalo de 6/2/

Propagação dos erros Sejam B e C grandezas medidas com os erros absolutos e : Erro duma soma ou diferença O erro máximo duma soma ou duma diferença é a soma dos erros absolutos dos valores medidos. 6/2/

Erro dum produto e quociente O erro máximo dum produto ou dum quociente é a soma dos erros relativos das grandezas B e C. Erro duma potência O erro máximo duma potência é o produto de expoente e o erro relativo da grandeza medida. Propagação dos erros (Cont.) 6/2/

Não existe valor medido sem erro! 6/2/

Estrutura dos relatórios de Laboratório 1. Capa(1) 2. Folha de rosto(1) 3. Índice(1) 4. Introdução(2) (0,5 a 1 Pagina) 5. Objectivos(1) 6. Resumo Teórico (2) (2 paginas) 7. Procedimentos(1) 8. Tabelas(1) 9. Gráficos (se necessário) 10. Cálculos das grandezas(4) 11. Cálculos de erros(2) 12. Resultados da experiência(2) 13. Conclusões(1) 14. Bibliografia(1) 6/2/