Janeiro de 2014 Slide 1 Educação financeira dos filhos.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
Advertisements

A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é..." (2º Coríntios 5:17)
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO
Perguntas Sérias... IMPORTANTE Vale a pena refletir sobre cada uma das perguntas abaixo, sem levar o assunto simplesmente como mais uma piada. São perguntas.
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?
Prado Slides – Cidreira / RS Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização.
Eutanasia.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
Progressão automática. "Peço licença para falar na minha criança, a que mora aqui dentro e não me abandonará jamais”. Talvez com a morte eu até regresse.
Gestão Democrática & Projeto Político Pedagógico.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
O Planejamento da Prática Pedagógica no Currículo Integrado DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Fidedignidade Igor Menezes Princípios de Psicometria AULA 10.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
Orações de agradecimentos. Querido Jesus, obrigado pela saúde dos colegas da turma, pela vida e que a gente continue juntos. Gostaria também, que você.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Prof.ª Hélida Mesquita Apodi/RN É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Programa Admissional da Enfermagem Categoria: Capacitação Responsável: Gerência de Enfermagem e Recursos Próprios.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura,... é muito linda!
1 FANORPI Faculdade do Norte Pioneiro. 2 REPORTAGEM DE TV.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
As sogras sempre foram motivo de historias, piadas e controvérsias, mas no passado, no presente e talvez no futuro sempre existiram, existem e existirão.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva © 2014 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1.
Carta de um bébé à sua mãe:. Olá, mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que tu me concebestes na tua barriguinha!
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
Gestão Financeira Aplicada _ Adm & Mkt do Esporte 1.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Contabilidade Social Aula 3.
2 3 Objetivos da pesquisa Além disso, a pesquisa buscou levantar:  O conhecimento sobre a legislação,  Opiniões sobre o seu cumprimento,  Apoio a.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Ria Slides Este foi o discurso de um experiente médico dermatologista americano, paraninfo de uma turma de jovens médicos. Um primor de sabedoria! Senhoras.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 de Abril O Sermão da Montanha pode ser visto como sendo a constituição.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Jessica Goulart Mariane Ribeiro Marina Oshiro Patricia Graciano.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO Programa de Incentivo à Iniciativa Privada no Setor do Turismo.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
HABILIDADES SOCIAIS ASSERTIVAS
METAS NACIONAIS 2016 Janeiro a Março de 2016 TODOS JUNTOS NA MESMA DIREÇÃO!
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

Janeiro de 2014 Slide 1 Educação financeira dos filhos

OBJETIVOS DO ESTUDO Slide 2 Entender as influências e impacto dos filhos na administração do orçamento familiar. Mapear os fatores que influenciam para que as crianças compreendam os princípios para uma vida financeira saudável. Identificar as dificuldades que os pais enfrentam e que impossibilitam executar a educação financeira dos seus filhos. Compreender as crenças relativas ao uso do dinheiro e o impacto do conhecimento financeiro dos pais na vida dos filhos. Tomar conhecimento das relações financeiras familiares no caso de pais separados ou solteiros.

METODOLOGIA Obs.: Ao longo do relatório alguns gráficos não fecham em 100% devido ao arredondamento dos valores e/ou respostas múltiplas. Público alvo : residentes nas 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos e todas as classes sociais. Método de coleta : pesquisa realizada via web e pós-ponderada. Tamanho amostral da Pesquisa : 662 casos, gerando uma margem de erro no geral de 3,7 p.p para um intervalo de confiança a 95%. Questionário : Foram aplicadas 14 questões. Data de coleta dos dados : primeira quinzena de dezembro de 2014 Slide 3

76% dos filhos moram com o respondente e 27% é fruto de relacionamentos passados. 47% dos pais/mães responsáveis pelos filhos que são de outros relacionamentos não recebem auxílio. Outros 9% recebe ajuda, mas sem valor ou frequência fixa, dificultando o planejamento financeiro. 57% das famílias sequer discutem com os filhos sobre os gastos familiares. Maior frequência entre as famílias cujo respondente tem menor escolaridade, solteiros ou separados. Quase metade dos filhos entendem quando não é possível comprar algo que desejam, principalmente aqueles com pais casados. Mesmo assim, 59% dos pais compram o que os filhos desejam se o orçamento permitir. 88% acredita ser importante dar uma educação financeira aos filhos e a idade média considerada ideal é 8 anos. Apenas 16% acredita que a educação financeira deva começar entre 1 e 5 anos. No entanto, algumas práticas consideradas importantes para os filhos não são praticadas pelos pais na mesma intensidade. FILHOS

Slide 5 P13 IDADE DOS FILHOS: a idade dos filhos é bem distribuída entre as faixas etárias. GeralSexoIdadeClasseEscolaridade BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado Estado Civil * Apenas para o respondente que tem filho(s)

Slide 6 P14 OS FILHOS MORAM COM VOCÊ? 76% dos entrevistados moram com os filhos e 27% dos respondentes têm filhos que são de relacionamentos passados. GeralSexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado * Apenas para o respondente que tem filho(s)

Slide 7 P15 RECEBE/DÁ ALGUMA AJUDA FINANCEIRA PARA O SUSTENTO DO FILHO : Apenas 19% ajuda financeira fixa e 10% recebe ajuda financeira fixa. BASE Geral 80 * Apenas para o respondente que tem filho(s) de relacionamentos passados.

Slide 8 P59 OS FILHOS PARTICIPAM DAS DECISÕES SOBRE OS GASTOS FAMILIARES? 57% das famílias nem sequer discutem com os filhos sobre os gastos familiares. Maior frequência entre as famílias cujo respondente tem menor escolaridade, solteiros ou separados. GeralSexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado * Apenas para o respondente que tem filho(s)

RUGERAL SexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil FemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grau Superior/ Pos CasadoSolteiroSeparado Pedem, mas entendem se não for possível 45%42%48%41%40%52%38%45%44%45% 43%50%39%26% Usam dinheiro da mesada / juntam dinheiro da mesada para comprar o que desejam 8%6%10%5%4%11%7%13%5%2%14%11%8%4%16% Pedem adiantamento da mesada6%5%7%11%10%6%2%5%7%5%8% 6%10%3% Fazem alguma chantagem emocional para conseguirem o que querem 8%7%9%7% 8% 5%9%10%6%5%8% 7% Fazem birra6% 13%6%3%12%2%6%3%10%6%4%13% Fazem alguma chantagem para conseguirem o que querem 2%3%1% 3%1% 2% 3% 1%3% Outro25%31%19%36%25%14%41%19%31%32%21%20%21%32% Slide 9 P60 COMPORTAMENTO DOS FILHOS QUANDO QUEREM COMPRAR ALGO DIFERENTE: Quase metade dos filhos entendem quando não é possível comprar algo que desejam, principalmente aqueles com pais casados. Outro aspecto positivo são os filhos que utilizam seus próprios recursos – mesada - 14%. BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado * Apenas para o respondente que tem filho(s)

Slide 10 P60 x P59 COMPORTAMENTO DOS FILHOS QUANDO QUEREM COMPRAR ALGO X OS FILHOS PARTICIPAM DAS DECISÕES SOBRE OS GASTOS FAMILIARES: Dentre as famílias que não discutem gastos, em 5% delas os filhos usam a mesada para consumir o que desejam; entre as famílias que tomam decisões conjuntamente, esse número salta para 13%. BASE Geral Sim, as decisões sobre o que comprar e investir são discutidas com os filhos As possibilidades são discutidas, mas a decisão final geralmente é tomada apenas pelos pais Não há discussão sobre os gastos, as decisões ficam concentradas apenas nos pais RUGERAL Sim, as decisões sobre o que comprar e investir são discutidas com os filhos As possibilidades são discutidas, mas a decisão final geralmente é tomada apenas pelos pais Não há discussão sobre os gastos, as decisões ficam concentradas apenas nos pais Pedem, mas entendem se não for possível45%30%54%45% Usam dinheiro da mesada / juntam dinheiro da mesada para comprar o que desejam 8%13%11%5% Fazem alguma chantagem emocional para conseguirem o que querem 8%11% 5% Pedem adiantamento da mesada6%24%3%2% Fazem birra6%3%6%7% Fazem alguma chantagem para conseguirem o que querem2%1%3%1% Outro25%18%12%34%

Slide 11 P61 E QUAL A ATITUDE QUE VOCÊ GERALMENTE TEM NESTAS SITUAÇÕES? Mais da metade dos pais faz a vontade dos filhos somente se o orçamento permitir. GeralSexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado * Apenas para o respondente que tem filho(s)

Slide 12 P61 x P60 ATITUDE DOS PAIS X COMPORTAMENTO DOS FILHOS: Os filhos mais compreensivos são os que mais conseguem o que querem somente se o orçamento permitir. Os pais tendem a ceder menos aos filhos que fazem chantagem/birra. Geral BASE GeralUtilizam a mesadaFazem chantagem Pedem mas entendem se não for possível

Slide 13 P62 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS: 88% dos pais dão importância à educação financeira dos filhos. GeralSexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado * Apenas para o respondente que tem filho(s)

Slide 14 P63 A PARTIR DE QUAL IDADE VOCÊ ACREDITA SER IMPORTANTE ENSINAR OS FILHOS A LIDAR COM DINHEIRO? Em média, 8 anos é considerada a idade ideal para iniciar a educação financeira das crianças. GeralSexoIdadeClasseEscolaridade Estado Civil BASE GeralFemininoMasculino De 18 a 24 anos De 25 a 34 anos De 35 a 49 anos 50 anos ou mais A/BC/D/E Até o 1º grau 2º grauSuperiorCasadoSolteiroSeparado ,1 7,4 8,9 9,5 6,98,2 8,5 8,0 8,1 8,5 8,0 7,48,2 7,5 8,4 * Apenas para o respondente que tem filho(s) e consideram importante a educação financeira

Slide 15 P64 AÇÕES QUE PROMOVE EM CASA COM INTENÇÃO DE ENSINAR OS FILHOS A LIDAR COM DINHEIRO: Os pais tendem a promover as ações que visam o uso mais racional das finanças. Respostas GERAL SexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil FemMasc18 a 2425 a 3435 a anos ou mais A/B C/D/E Até o 1º grau 2º grau Superior/ Pos CasadoSolteiroSeparado Explica que não dá para comprar tudo o que se deseja 8,88,69,08,48,68,89,09,28,6 9,29,08,48,2 Explica o valor do dinheiro e do trabalho 8,6 8,28,8 9,08,4 8,8 8,48,6 Incentiva a pesquisar preços 8,48,28,48,07,68,68,88,68,2 8,4 8,08,6 Explicando que para se realizar um sonho é preciso ter disciplina e economizar no presente 8,2 8,48,27,68,6 8,48,28,08,48,68,47,88,2 Ensina como economizar 8,2 7,67,88,48,68,48,0 8,28,4 7,88,2 Diz não aos apelos do consumo explicando que não pode ou não tem dinheiro 8,0 8,47,68,08,2 7,8 8,08,2 7,27,8 Estimula a poupança 7,87,68,07,07,48,08,2 7,67,48,08,47,87,67,8 Ensina a administrar mesada 7,67,48,0 7,67,48,27,6 7,87,67,87,47,8 Você expõe os rendimentos e gastos da família 6,4 6,66,06,26,66,4 6,26,4 6,26,4 1,0 a 5,05,1 a 7,07,1 a 8,0 8,1 a 10,0 * Apenas para o respondente que tem filho(s) e consideram importante a educação financeira

Slide 16 P65 FREQUÊNCIA COM QUE PRATICA AS AÇÕES: A pesquisa de preços é a ação mais frequente entre os pais. RU GERAL SexoIdadeClasseEscolaridadeEstado Civil FemMasc18 a 2425 a 3435 a anos ou mais A/B C/D/E Até o 1º grau 2º grau Superior/ Pos CasadoSolteiroSeparado Pesquisa preços 8,6 8,48,08,48,89,08,68,48,28,48,88,68,49,0 Economiza na hora de fazer compras 8,48,28,68,28,08,88,68,4 8,68,28,6 Administra o salário/rendimentos 8,28,08,47,88,28,4 8,0 8,28,68,48,08,6 Economiza para realizar algum sonho 7,27,07,2 7,0 7,46,8 7,07,67,27,07,6 Não se rende aos apelos do consumo 7,06,87,26,8 7,47,27,46,8 7,07,2 7,0 Guarda dinheiro em poupança 6,4 6,66,46,6 6,07,06,26,06,47,26,66,4 Comprar tudo o que deseja 5,45,25,65,45,65,24,85,4 5,25,4 4,8 1,0 a 5,05,1 a 7,07,1 a 8,0 8,1 a 10,0 * Apenas para o respondente que tem filho(s) e consideram importante a educação financeira

Slide 17 P64 x P65 AÇÃO X PRÁTICA: Percebe-se que há um gap entre a educação promovida pelos pais e o exemplo dado considerando suas próprias atitudes. Importância – educação dos filhos Prática dos pais ∆ Administra o salário/rendimentos x mesada 7,68,20,6 Pesquisa preços 8,48,60,2 Economiza na hora de fazer compras 8,28,40,2 Economiza para realizar algum sonho 8,27,2-1,0 Não se rende aos apelos do consumo 8,07,0-1,0 Guarda dinheiro em poupança 7,86,4-1,4 ∆ > 0: ação maior do que a crença ∆ = 0: ação e crença equilibradas ∆ < 0: crença maior do que a ação

Caracterização da Amostra

Slide 19 P1 CIDADE: BASE Geral 662 Cidade onde mora Nº de entrevistas realizadas Cidade onde mora Nº de entrevistas realizadas Aracaju8Manaus23 Belém18Natal8 Belo Horizonte40Palmas2 Boa vista2Porto alegre27 Brasilia32Porto Velho4 Campo Grande13Recife23 Cuiabá8Rio Branco4 Curitiba25Rio de Janeiro102 Florianópolis8Salvador42 Fortaleza34São Luís11 Goiânia20São Paulo166 João Pessoa10Teresina9 Macapá5Vitória6 Maceió12 Total662

Slide 20 P4 / P3 SEXO I IDADE BASE Geral 662

Slide 21 P5 I P6 ESCOLARIDADE I ESTADO CIVIL BASE Geral 662

Slide 22 P8 CLASSE BASE Geral 662

Slide 23 P7 / P9 OCUPAÇÃO I RENDA PRÓPRIA BASE Geral 662

Slide 24 P10 / P11 RECEBE AUXILIO FINANCEIRO I TIPO DE AUXÍLIO BASE Geral 662 BASE Geral 298