Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
VERB TO BE. VERB TO BE O verbo to be significa, ao mesmo tempo, ser e estar.
Advertisements

© Mark E. Damon - All Rights Reserved $1 Million $500,000 $250,000 $125,000 $64,000 $32,000 $16,000 $8,000 $4,000.
THE COMPARISON OF ADJECTIVES
No outono de 1982, nos EUA iniciou-se o Marriage Ministries lnternational, através do casal Mike e Marilyn Phillipps, que, depois de se reconciliarem,
IPv6 Next Generation IP - Hoje DETALHES PRÁTICOS 26/11/2002.
WH- QUESTIONS ANDRESSA RIBEIRO DO AMARAL. WH - QUESTIONS WH- QUESTIONS são perguntas iniciadas por wh: WHAT (O que): What are they doing? Why (Por que):
(SER /ESTAR) I am Donald. I am Daisy. I am Minnie. I am Mickey. I am Goofy. We are friends.
Lecture 3 The Lotka-Volterra model. The Prey-Predator Model In the equation: Only the logistic is controlling growth. In reality the interaction between.
11SvDtPBhA.  Renovables: aquelas que non se esgotan aínda que se utilicen en gran cantidade.  Non renovables: recursos.
FEP 114 – Aula 3b. Objetivo: Determinar o intervalo de temperatura em que os calorímetros utilizados podem ser considerados ideais. Determinar o calor.
Administração 2°semestre - Aula 2 Classificação dos Sistemas de Informação.
DABPMaio 2009 Cálculo de uma poligonal Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia Licenciatura em Engenharia Topográfica Disciplina de Topografia.
Algoritmos de Busca Heurísticos. Sumario Heurísticos –Best-first –Greedy best-first –A * –Algoritmos de Busca local –Hill-climbing Metaheuristicos –Simulated.
1 Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso CORRENTE ELÉCTRICA Consideraremos agora as situações que envolvem.
CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SAÚDE E TI Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves Eduardo da Cunha.
Conceitos Fundamentais: da Moral à Bioética José Roberto Goldim.
Semáforos Plataforma Java 1.5 Juliano Cardoso Vacaro.
1 Exemplo: Velocidade de Migração num Fio de Cobre Então por que uma luz quando ligada acende instantaneamente? O campo eléctrico que impulsiona os electrões.
Arquitectura Tecnológica dos Sistemas de Informação Enterprise Architecture Validation Pedro da Silva - Nº João Jesus – Nº Nuno Dias – Nº
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Test Based on Current Monitoring: I DDq Testing.
Physics Jeopardy!. $100 $200 $300 $400 $500 Newton’s Laws EnergyMomentum Circular Motion GravitationThermo.
Escola Secundária Júlio Dinis Ciências Naturais Recursos Energéticos Não Renováveis Beatriz Prates 8ªB; Filipe Fevereiro 8ªB; Pedro Sousa 8ªB 2015/2016.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
África antes dos europeus
LIGHT POLLUTION Excessive and inappropriate use of artificial light A town during the blackout The same town after The Blackout.
Difusão. Definição É o fenômeno de transporte de material através do movimento dos átomos. Muitas reações e processos que são importantes no tratamento.
Sistemas Operativos Multiprogramação; Multiplexação; Memória Física; Memória virtual; Trabalho/Job - Processo/Process/Task - Thread.
Sistemas Operativos Introdução. Sistema Operativo - definição De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo o Software fundamental.
Sistemas Operativos Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache.
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Disco-Rígido – Fonte - Motherboard - O disco rígido ou HD (Hard Disk) - Estrutura - Placa lógica (hard drive logic.
Arquitetura do SET de instruções Instruction SET CISC vs RISC What’s assembly as to do with it?
Arduino CHIP. Pins analógicos – (1 de 2) Recordar: Analog In - pin 0 ao 5 – analog to digital Recebe sinais analógicos e transforma-os em sinais digitais.
Arduino CHIP Hardware -Pins Digitais - Pins 0 ao 13Pins Digitais - Pins 0 ao 13 -Pins pulse modulation ~Pins Pins 0 e 1 –
COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR Processador – Memória – Bus/Barramento – Periféricos.
POTENCIAL DE AÇÃO CARDÍACO. PA – CÉLULA MUSCULAR CARDÍACA Principal diferença entre o PA no neurônio e na célula muscular é que na célula miocárdica.
Ser Diretor de Turma Sessão 6 O MEU… é o TEU!. ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com o professor titular de turma/professor bibliotecário/professor.
ESPECTROFOTOMETRIA 1 5 de Junho de O espectro electromagnético 2.
Módulo 1 – Efeitos da radiação na água
Qual é a diferença entre fonética e fonologia?. Fonética Estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. Preocupa-se com.
Ambiente, Mudanças Globais, e Impactos Humanos
HCA - 10º ANO: A CULTURA DA ÁGORA ESCULTURA GREGA: ESTATUÁRIA PROF. PEDRO XAVIER ESAAA.
Relative clauses I (who/which/that
How to Write a Testable Question
Alceu Ferreira Júnior R4 TRAUMA. INTRODUÇÃO Lesões do anel pélvico Fraturas sacrais - grande variabilidade Podem diferenciar-se em gravidade: simples.
Skynet Infocom A solução para sua Empresa Integrantes do Grupo Felipe Morales Igor Oliveira.
I MPORTÂNCIA DA E LETROMECÂNICA NA A GROPECUÁRIA O presente trabalho tem como objetivo propor uma crescente análise das rápidas e profundas inovações tecnológicas.
QUIMIOMETRIA I: COMO FAZER EXPERIMENTOS Prof. Dr. Clecio Dantas (UEMA) CAXIAS, 2015.
Isabel Cristina de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATA E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA São Carlos, novembro.
Liste todos os “símiles” usados pelos autores de LD para o Hyracotherium,indicando pelo menos uma página em que cada um deles é citado FOX TERRIERPÁG.
Medidas de Magnetização e Propriedades Magnéticas na Matéria.
O CLIMA E A PAISAXE.
ESAPL IPVC Licenciatura em Engenharia do Ambiente e dos Recursos Rurais Economia Ambiental.
O Mercado  Os Economistas estudam e analisam o funcionamento de uma série de instituições, no intuito de determinarem a forma como são usados os recursos.
Alunos(a): Thalynny Rabelo Thaynara Maia Wilson Carvalho INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
OLNEY JONER A estação de solda é uma ferramenta essencial em bancadas eletrônicas, onde sua utilização é destinada.
Chapter 4 Memory Management 4.1 Basic memory management 4.2 Swapping
Soldadura e Metodologias do Séc. XXI ALEXANDRA SALDANHA E LEONEL MOURÃO FORMADORES /TÉCNICOS ESPECIALISTAS DE SOLDADURA CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Planejamento de Risco JACQUE TORRES, PMP. Objetivo Delimitar os riscos do Projeto e delimitar um plano de ação. Praticamente um exercício de futurologia.
PUC por um Semestre - PIUES Termoquímica Calor de reação.
Psicologia Grupo: Allyne Mendes Amanda Lima George Nascimento Maria Lira Mirian Alves Luaryanne.
Guija, Julho de 2019 Mabalane AP– Planificação Detalhada Sessão – – Passo 4 1.
Resolução dos exercícios Equilíbrios Químicos Prof. Lucas Rodrigo Custódio sites.google.com/prod/view/proflucasrodrigo.
CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RAZÕES PARA DIZER SIM Palloma Tayná Landim Gontijo - Letras TECNÓFILO.
VALOR AGREGADO Para agregar valor, deve-se ir além, inovar, ser criativo, ousar e correr o risco de ser imitado e de não poder cobrar mais pelo que faz.
READING COMPREHENSION PRACTICE Prof. Luiz Neves
Presentation transcript:

Índice Interacção radiação - matéria na atmosfera Aveiro 2008

Quando a radiação atinge a matéria pode atravessá-la, ser reflectida ou absorvida por ela. A radiação proveniente do Sol interactua com a matéria presente na atmosfera podendo quebrar e ionizar moléculas, dando origem a radicais livres ou a iões, consoante a energia da radiação incidente e a camada da atmosfera onde se encontra a matéria. Interacção radiação – matéria Interacção radiação - matéria na atmosfera

Índice Um radical livre é uma espécie química (átomo ou conjunto de átomos) que apresenta, pelo menos, um electrão desemparelhado na camada de valência. Podem ser o resultado da dissociação (cisão homolítica) das moléculas. Os radicais livres, altamente reactivos, têm a capacidade de reagir com um grande número de compostos. Radicais livres Formação dos radicais livres Interacção radiação - matéria na atmosfera

Índice Quando em elevadas concentrações, os radicais livres podem provocar danos celulares. Com o avanço da idade o nível de danos causado pelos radicais livres pode aumentar conduzindo a alguns problemas de saúde. Os radicais livres e a saúde Interacção radiação - matéria na atmosfera

Índice A interacção entre a radiação e a matéria – reacções de ionização e de formação de radicais livres (que vimos no início da aula) – vai fazer com que apenas uma parte da radiação emitida pelo Sol atinja a superfície terrestre, logo, a atmosfera pode ser considerada um filtro solar. A atmosfera como filtro solar Interacção radiação - matéria na atmosfera Balanço da energia recebida e emitida pela Terra Devido à interacção entre a radiação e a matéria, a atmosfera absorve radiações que, de outro modo, atingiriam a superfície terrestre e provocariam danos irrecuperáveis nos seres vivos.

Índice As radiações mais energéticas são absorvidas nas camadas mais elevadas da atmosfera, assim, a radiação – infravermelha, visível e ultravioleta – que atinge a superfície terrestre é de fraca intensidade. Energia da radiação absorvida nas camadas atmosféricas Interacção radiação - matéria na atmosfera

Índice O efeito de estufa corresponde ao processo pelo qual a atmosfera de um planeta, neste caso a Terra, permite o aquecimento da sua superfície. O efeito de estufa natural é de importância fundamental para a manutenção das temperaturas à superfície da Terra, evitando que estas oscilem entre valores muito elevados durante o dia e demasiado baixos durante a noite. Efeito de estufa Interacção radiação - matéria na atmosfera

Índice Como vimos na página anterior, o efeito de estufa natural tem permitido a manutenção das temperaturas terrestres em valores razoáveis devido ao equilíbrio mantido entre a energia que é transmitida, absorvida e reflectida pelo nosso planeta. Contudo, com a evolução industrial e tecnológica da humanidade, verificou-se um aumento da emissão de várias substâncias para a atmosfera, principalmente dióxido de carbono – devido às queimas de combustíveis fósseis e aos incêndios florestais – que teve como consequência o aumento do efeito de estufa, com o consequente aquecimento exagerado do Planeta. À medida que os níveis de dióxido de carbono e de outros gases vão aumentando na atmosfera, é reenviada para o espaço cada vez menos energia (calor) fazendo com que as temperaturas se elevem gradualmente, originando um fenómeno que é conhecido por aquecimento global. Aquecimento global Interacção radiação - matéria na atmosfera

VoltarTerminar Atmosfera - filtragem de radiações e reacções Origem dos filmes: DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Interacção radiação - matéria DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Radicais livres DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Os radicais livres e a saúde DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo A atmosfera como filtro solar DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Energia da radiação absorvida nas camadas atmosféricas DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Aquecimento global DDDD iiii aaaa pppp oooo ssss iiii tttt iiii vvvv oooo Efeito estufa