O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
Advertisements

A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DO MARKETING MODERNO
Perguntas Sérias... IMPORTANTE Vale a pena refletir sobre cada uma das perguntas abaixo, sem levar o assunto simplesmente como mais uma piada. São perguntas.
O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?
Prado Slides – Cidreira / RS Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização.
Eutanasia.
SABRINA PAZ MERKEL. Palavras são ditas por qualquer pessoa; Amo você! É uma delas; Unicamente, acredita-se no que é ouvido; Lamentavelmente, nem sempre.
Janeiro de 2014 Slide 1 Educação financeira dos filhos.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
Luciana Rezende Gestão de Pessoas & Coaching Mudança de Paradigma.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
INCLUSÃO Direitos na educação e trabalho Elizabete Cristina Costa Renders.
METODOLOGIAS PNUD Agenda de Boa Governança - Iniciativas de Participação Social.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Secretaria de Educação Básica POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO.
PROMOVER 2012 RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Eliane Scheid Gazire
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Administração de Vendas Recrutamento e Seleção José Afonso da Silva.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
Orações de agradecimentos. Querido Jesus, obrigado pela saúde dos colegas da turma, pela vida e que a gente continue juntos. Gostaria também, que você.
Escola e Educação Reflexões Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales IFCE/UFC/UECE.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura,... é muito linda!
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
As sogras sempre foram motivo de historias, piadas e controvérsias, mas no passado, no presente e talvez no futuro sempre existiram, existem e existirão.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Carta de um bébé à sua mãe:. Olá, mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que tu me concebestes na tua barriguinha!
O que é Plano Diretor Municipal? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
© Editora Saraiva Churchill&Peter Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 11 Marketing de Serviços Marketing.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
A história das 2 pedras (sobre fotos da CHINA) Uma anedota onde se mostra a diferença entre o pensamento lógico directo e o pensamento chamado « lateral.
FBV | CURSO: DESIGN | DISCIPLINA: METODOLOGIA DE DESIGN LUMINUSTRE Estilo em Design Aluno: Rodolfo Soares de Lemos Professor: Adailton Laporte.
Contabilidade Social Aula 3.
A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando o sacerdote.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aplicativos para Internet Prof.ª Erika Miranda Prof. Wolley W. Silva.
Aula 9 07/maio/2012.  Atividade – Sobrevivência dos Animais  Atividade – Modificação de populações  Atividade – Observação de diversidade.
Papai Noel nunca lhe escrevi... Progressão automática.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 de Abril O Sermão da Montanha pode ser visto como sendo a constituição.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Jessica Goulart Mariane Ribeiro Marina Oshiro Patricia Graciano.
Ciência sem fronteiras Saiba mais sobre o Ciência sem fronteiras... Agosto de 2014.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Fantasia, fotografia, som e algumas pérolas de sabedoria para os meus amigos. Diz o Talmude: “Um sonho que não se interpreta é como uma carta que não.
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
A Liturgia fala-nos da UNIÃO VITAL dos discípulos com o Ressuscitado, através da alegoria da Videira Verdadeira. Devem "permanecer" em comunhão de vida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
HABILIDADES SOCIAIS ASSERTIVAS
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Derivativos, hedge e risco Derivativo é um instrumento cujos resultados são derivados ou dependem de outro elemento. Eles podem ser usados para alterar.
Presentation transcript:

O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz

Aprendizagem/ Proposta Curricular Gestão Pedagógica Gestão Administrativa e Financeira Gestão Democrática Indicadores Educacionais e a Gestão Escolar

Gestão Pedagógica Trabalho da Escola como um todo! Finalidade Atividade Formas de Gestão Abordagem Curricular Relação Escola e Família

FUNÇÃO DA ESCOLA Oportunizar a aprendizagem Somente dos conceitos científicos? O que significa desenvolver a cidadania? O bem estar em todos os sentidos faz parte disso?

O CONHECIMENTO Processo O que temos a ver?

O CONHECIMENTO Produto Para que serve? Ciência e tecnologia são sempre conhecimento?

A APRENDIZAGEM O que o processo de conhecer tem a ver com isto?

A APRENDIZAGEM Aproximar-se do aluno implica banalizar os saberes docentes?

A APRENDIZAGEM Como problematizar aquilo que deve ser aprendido?

A APRENDIZAGEM Por que uma boa pergunta é melhor do que uma boa afirmação?

A APRENDIZAGEM Aprendizagem é sempre elaboração Ocorre mais facilmente quando houver um motivo Aprendizagem é atividade

A ATIVIDADE O ser humano age por prazer ou necessidade A aprendizagem não foge a essa regra A necessidade pode ser criada artificialmente

CONHECIMENTO E MOTIVAÇÃO A relação motivação necessidade Como criar necessidade de aprender?

. ALGUMAS QUESTÕES Qual a nossa opção?

Abordagem Concreta e Multidimensional ALGUMAS QUESTÕES Qual a nossa opção?

A ESCOLA HOJE

O EDUCADOR HOJE Quem é? Quem deve ser?

DESAFIOS – AS RUPTURAS De onde viemos? Temos o direito de reproduzir nosso mundo? Esperam de nós algo mais?

QUEM ÉRAMOS? Aspectos epistemológicos e pedagógicos Qual o pressuposto? Que criança havia do outro lado da relação pedagógica?

QUEM NOS TORNAMOS? Por quê?

QUEM DEVEMOS SER HOJE?

O PESO DE UMA HERANÇA

COMO LIDAR COM ISSO? 85% da tecnologia terá menos de 10 anos Antes de 2020

CONTINUA TUDO IGUAL? Isto faz alguma diferença? Esta criança vai aprender por transmissão? O que o pensamento pedagógico do Século XX tem a ver com isso?

CONTINUA TUDO IGUAL? Como lidar com os dois no mesmo espaço escolar? Um dos dois precisa ser marginalizado?

CONTINUA TUDO IGUAL? Ela usa a memória como nós a usamos? Posso fazer de conta que é assim?

UMA EQUAÇÃO POSSÍVEL? + = Por quê?

O QUE FAZER COM ISSO? Ignorar que existem essas realidades? Tratar todas da mesma forma?

O QUE FAZER COM ISSO? Se a escola não educar, quem educa? A omissão da família sempre é uma escolha? Se “lavarmos as mãos”, quem sofre com a situação?

O QUE FAZER COM ISSO? Como ajudar a mantê-lo na escola? O que ele merece encontrar na escola? Ele traz algum saber que a escola pode levar em conta?

A DIMENSÃO ESTRATÉGICA Se ele permanecer assim, fará parte dos operadores da economia? Sem atuar em profissionalização, como ajudamos nisso?

ESCOLA E CONHECIMENTO A informação se transmite melhor por outros meios Inclusive a informação científica Informação científica não é, por si, conhecimento

ESCOLA E CONHECIMENTO Conhecimento pressupõe interação pedagógica Dos mais e dos menos experientes

CONHECIMENTO E ENSINO Com que saberes devemos nos ocupar? Os saberes tecnológicos e científicos bastam?

CONHECIMENTO E ENSINO Com que saberes devemos nos ocupar? Os saberes tecnológicos e científicos bastam?

ESCOLA E CONHECIMENTO Como fazer da escola lugar do conhecimento? É possível obrigar a conhecer? O que fazer para que o outro queira saber?

CONHECIMENTO E ENSINO Como lidar com o que não compreendemos? Negando-o?

QUAL A SAÍDA?

ENSINO E LIDERANÇA O educador e o gestor dão a “cara” para a escola Otimismo ou pessimismo? Ficar “de bem” ou “de mal”? A colheita se faz pelo plantio

ENSINO E LIDERANÇA Como lidar com dificuldades? Desânimo? Desafio? Oportunidade? A colheita se faz pelo plantio

ENSINO E LIDERANÇA Queremos uma escola feliz? Somos felizes? A colheita se faz pelo plantio Irradiamos felicidade? Gostamos de nós?

ENSINO E FUTURO O que fazer? Manter o que se sabe fazer bem Ousar fazer o novo Diálogo entre o velho e o novo Diálogo entre o administrativo e o pedagógico

A escola e os pais Envolvimento dos pais dá legitimidade à escola GESTÃO E RELACIONAMENTO Pais não gostam de ouvir críticas aos filhos Entre a ajuda e a cobrança, qual soa melhor?

A escola e os grêmios Aspecto político - estratégico GESTÃO E RELACIONAMENTO Aspecto pedagógico: caixa de ressonância Projetos Linhas de ação

É possível um bom ensino sem um bom relacionamento? GESTÃO E RELACIONAMENTO O que impede o bom relacionamento? Compreendo as razões dos conflitos? Sei administrá-los?

Consigo alinhar o ensino à finalidade da escola? ENSINO E FINALIDADE Formo alunos cultos? Formo alunos decentes? Que modelo sou na escola?

DIÁRIO CATARINENSE, 16 de julho de 2011 – ano 26 – nº 9.210p, p.36 UMA QUESTÃO IMPORTANTE Aspectos sociológicos, epistemológicos e estratégicos

Para refletir... O que a escola tem a ver com isso?