A DINÂMICA INTERNA DA TERRA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
Advertisements

™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é..." (2º Coríntios 5:17)
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
NEUROPLASTICIDADE Click para avançar Elkhonon Goldberg, Neurologista da Universidade de New York, Diretor do Instituto de Neuropsicología e Funcionamento.
Luís Cardoso Nuno Santos Núria Morgado. É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”.
Modelos da estrutura interna da Terra.  A Terra é formada por camadas concêntricas. O que sabemos do interior da Terra?
Eutanasia.
SABRINA PAZ MERKEL. Palavras são ditas por qualquer pessoa; Amo você! É uma delas; Unicamente, acredita-se no que é ouvido; Lamentavelmente, nem sempre.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
A MAIOR ACTIVIDADE VULCÂNICA E SÍSMICA OCORREM : ANEL DE FOGO DO PACÍFICO CINTURA MEDITERRÂNEA DORSAL MÉDIO-ATLÂNTICA.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR. Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores.
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Álbum de fotografías por larisa Desde que o homem existe há música. Mas também os animais, os átomos e as estrelas fazem música. Karlheinz Stockhausen.
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO PARQUE DE HIDRÔMETROS DE ITAPIRA-SP Autor: Bruno Valentim Retrão Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Manutenção Centrada em Confiabilidade - MCC Jefferson Luis C. Salles Gestão da Manutenção.
Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.
Fondo Multilateral de Inversiones Reunión de Clúster TIC 2009 Sindirepa-sp – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos MecanicaBID Lima, … de noviembre.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Carta de um bébé à sua mãe:. Olá, mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que tu me concebestes na tua barriguinha!
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
ACA INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS RICARDO DE CAMARGO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS – IAG/USP PARTE 4 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ATMOSFERA;
Contabilidade Social Aula 3.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Estrutura Condicional Cleone Silva
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Karla Regina.
À beira do rio Tejo, Lisboa foi sendo construída sobre colinas desde há mais de dois mil anos. Descobrir e apreciar a cidade através dos seus miradouros.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
A EMPRESA MODERNA Como Era a Maneira de Produzir Antes da Revolução Industrial? O Que as Empresas Precisam Fazer Para Produzir Cada Vez Melhor, Mais Rápido.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 de Abril O Sermão da Montanha pode ser visto como sendo a constituição.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO Programa de Incentivo à Iniciativa Privada no Setor do Turismo.
Sistema Internacional de Unidades Tempo (s) Comprimento (m) Massa (kg)
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
GEOPOLÍTICA PROF° ISRAEL FROIS. CONCEITOS BÁSICOS Diferença Geografia Política e Geopolítica. Diferença Geografia Política e Geopolítica. Geografia Política.
A Liturgia fala-nos da UNIÃO VITAL dos discípulos com o Ressuscitado, através da alegoria da Videira Verdadeira. Devem "permanecer" em comunhão de vida.
GEOMETRIA ANALÍTICA CÔNICAS ELIPSE Profª Juliana Schivani.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
Parque Estadual do Guartelá, situado nos planaltos gerais do Paraná, entre os municípios de Castro e Tibagi. Música: Fausto Papetti – Brazil (Aquarela.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
REVISÃO MATEMÁTICA . BARRETO.
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
ESTÁTICA MECÂNICA VETORIAL PARA ENGENHEIROS: ESTÁTICA Nona Edição Ferdinand P. Beer E. Russell Johnston, Jr. Notas de Aula: J. Walt Oler Texas Tech University.
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
O terremoto de Xapón. QUE E UN TERREMOTO??? Un terremoto é un movemento brusco da Terra, causado pola brusca liberación de enerxía acumulada durante un.
Presentation transcript:

A DINÂMICA INTERNA DA TERRA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES

Defendida pelo geofísico alemão Alfred Wegener, em Havia originalmente uma única massa continental, a Pangéia, cercada pelo um único oceano, o Pantalassa. Na era Mesozóica teria começado a fragmentação. Formou-se dois continentes:Laurásia, ao norte e Gondwana, ao sul. A partir daí foram se sucedendo até a configuração atual.

Wegener não definiu as causas. Sugeriu o movimento de rotação da Terra e as marés. As maiores evidências eram as identidades geológicas e de vida animal e vegetal entre os continentes. Na comunidade científica da época poucos davam créditos às idéias de Wegener, acabando esquecida durante anos, voltando a ser considerada com o passar dos anos com os avanços tecnológicos

GEOGRÁFICAS: AS LINHAS DA COSTA DE ALGUNS CONTINENTES ENCAIXAM PERFEITAMENTE.

PALEONTOLÓGICAS: FÓSSEIS DE GLOSSOPTERIS

CLIMÁTICAS : EVIDÊNCIAS DE GLACIAÇÕES

A RESPOSTA PARA A DERIVA Durante a década de 60, geólogos americanos encontraram uma resposta para a causa da deriva. A respostas estava no fundo dos oceanos. Pois as rochas situadas no centro do assoalho submarino são mais recentes do que as das bordas, chegou a conclusão de que verdadeiras “esteiras rolantes” submarinas são responsáveis pelo movimento das placas tectônicas. Ao longo das grandes cordilheiras submarinas(dorsais oceânicas), abrem-se fendas pôr onde passa o material magmático, que após se resfriar forma uma nova crosta, provocando a expansão do fundo do mar.

TECTONICA DE PLACAS

TEORIA DA TECTONICA DE PLACAS Resultado da teoria de Wegener e da descoberta da expansão do fundo do mar. A crosta terrestre esta dividida em placas de espessura média de 150 km QUE FLUTUAM SOBRE UM SUBSTRATO PASTOSO: a astenosfera e sobre o magma.

É justamente na região de encontro entre uma placa e outra que ocorrem fenômenos e as conseqüentes modificações na crosta terrestre. Estas regiões estão sujeitas a vulcanismo e terremotos As áreas mais estáveis localizam-se no interior das placas. Estes encontros não acontecem da mesma forma.

PRINCIPAIS PLACAS TECTONICAS Americana Pacífico Antártica Indo-australiana Euro-asiática Africana

ÁREAS DE ENCONTRO DAS PLACAS ●Convergência ou Zona de subducção ●Afastamento, limites divergentes ou cristas em expansão ●Deslizamento ou limites transformantes ●Colisão e soerguimento

MOVIMENTO CONVERGENTES 3. continental - continental 1. oceânica - continental 2. oceânica - oceânica diferença de densidade

1. oceânica - continental COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE TIPO DE MOVIMENTO É PLCA DE NAZCA COM A SUL-AMERICANA.

2. oceânica - oceânica COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO PODE SER CITADA A DO JAPÃO COM A DO PACÍFICO

3. continental-continental COMO EXEMPLO DE PLACAS COM ESSE MOVIMENTO, PODE SER CITADA A INDIANA COM A EURO-ASIÁTICA.

CONSEQÜÊNCIAS DO MOVIMENTO CONVERGENTE Colisão entre placas (contato destrutivo);Colisão entre placas (contato destrutivo); Subducção de placas;Subducção de placas; Formação de fossas oceânicas;Formação de fossas oceânicas; Formação de ilhas;Formação de ilhas; Formação de montanhas continentais;Formação de montanhas continentais; Atividades sísmicas;Atividades sísmicas; Vulcanismo;Vulcanismo; Maremotos (tsunamis).Maremotos (tsunamis).

GERALMENTE A CROSTA OCEÂNICA FUNDE-SE NO MANTO E MUITAS VEZES ESTAS ROCHAS FUNDIDAS ABREM CAMINHO ATÉ A SUPERFÍCIE E FORMAM VULCÕES.

AS MONTANHAS TÊM ORIGEM COMO CONSEQÜÊNCIA DO MOVIMENTO CONVERGENTE.

MOVIMENTO DIVERGENTE Caracteriza por ser um movimento de separação entre as placas. 1-Fossa tectônica ou “rift valley”. 1-Fossa tectônica ou “rift valley”.

MOVIMENTO DIVERGENTE 2-Dorsal oceânica ou montanha submarina Dorsal oceânica (também chamada dorsal submarina ou dorsal meso- oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas. O surgimento das placas e seu conseqüente afastamento são devidos às correntes convectivas de magma divergentes no manto. As dorsais submarinas dos oceanos estão conectadas, formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de km de extensão.

LIMITES DIVERGENTES Dorsais oceânicas ou “montanhas submarinas” Dorsal do Leste-Pacífico Dorsal Meso Atlântica Dorsal do Sudeste Indiano

 Formação de oceano pela atividade das dorsais

Junção Tríplice no Oriente Médio Rift Valley

O “Rift Valley” ou Vale da Grande Fenda é uma depressão de quilômetros de extensão que rasga o Quênia e boa parte da África... (Burundi, Etiópia, Malauí, Quênia, Uganda...)

CONSEQÜÊNCIAS DO MOVIMENTO DIVERGENTE Afastamento de placas (contato construtivo – aumento o assoalho oceânico)Afastamento de placas (contato construtivo – aumento o assoalho oceânico) Formação dos dorsais oceânicos (zona de agregação);Formação dos dorsais oceânicos (zona de agregação); Formação de rift valley (vale de afundamento);Formação de rift valley (vale de afundamento); Formação de ilhas;Formação de ilhas; Atividades sísmicas;Atividades sísmicas; vulcanismo.vulcanismo.

LIMITE TRANSFORMANTE As placas tectônicas deslizam e roçam uma pela outra, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta. A maior parte dos limites transformantes ocorre nos fundos oceânicos onde provocam o movimento lateral de cristas ativas, dando a estas um aspecto ziguezagueante. No entanto, os limites transformantes mais conhecidos situam-se em terra, sendo o exemplo mais famoso a falha de Santo André, que materializa o limite entre a placa do Pacífico e a placa Norte-americana.

LIMITE TRANSFORMANTE

CONSEQÜÊNCIAS DO MOVIMENTO TRANSFORMANTE: Deslizamentos naturais (contato conservativo);Deslizamentos naturais (contato conservativo); Deformação do relevo de contato;Deformação do relevo de contato; Formação de falhas;Formação de falhas; Atividades sísmicasAtividades sísmicas

A ZONA DE FRATURA DE SANTO ANDRÉ TEM CERCA DE 1 300KM DE COMPRIMENTO E, EM ALGUNS LUGARES, DEZENAS DE QUILÔMETROS DE LARGURA, AFETANDO APROXIMADAMENTE DOIS TERÇOS DA EXTENSÃO DA CALIFÓRNIA. ESTA FALHA TRANSFORMANTE CONSTITUI UMA FRONTEIRA DE PLACAS, ONDE, DESDE HÁ 10 MILHÕES DE ANOS, AS PLACAS PACÍFICA E NORTE-AMERICANA DESLIZAM HORIZONTALMENTE UMA PELA OUTRA À RAZÃO DE CERCA DE 5CM/ANO.

POSIÇÃO DOS CONTINENTES DAQUI A 150 MILHÕES DE ANOS. SERÁ?

Áreas de encontro das placas Conseqüências: vulcanismo, terremotos e orogênese.

TERREMOTOS

Uma das manifestações mais temidas e destruidoras dos movimentos da crosta terrestre. Ocorrem quando as forças tectônicas atuam prolongadamente em áreas de rochas duras, elas provocam fraturas ou o deslocamento de camadas.Seu ma das camadas se mover horizontalmente ou verticalmente, serão produzidas ondas vibratórias que se espalham em várias direções, causando um terremoto.

Portanto, o terremoto é produzido pôr acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentações das placas. Em limites transformantes, onde não há convergência nem divergência de placas. Podemos citar como exemplo a falha de San Andreas, na Califórnia, EUA e a falha da Anatólia, na Turquia.

O ponto onde o terremoto se origina recebe o nome de Centro ou Foco. O ponto da superfície terrestre diretamente acima do centro é o Epicentro, onde o terremoto é sentido com maior intensidade.

PROPAGAÇÃO DE ONDAS

Ondas P (primarias) Ondas S (secundarias) Ondas superficiais TIPOS DE ONDAS São as mais rápidas. São tipo ondas longitudinal, as rochas vibram no sentido avançado da onda. São mais lentas. De tipo de transversal, a vibração das partículas é perpendicular ao avanço da onda. Quando as ondas P e S chegam na superfície originam ondas na terra.

Os terremotos são classificados principalmente pela escala de Richter, fórmula matemática que determina a largura das ondas. De forma geral, terremotos com magnitudes de 3.5 ou menos são raramente percebidos; de 3.5 a 6.0 são sentidos e causam poucos danos; entre 6.1 e 6.9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7.0 e 7.9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros.

“SÃO PAULO É ATINGIDA, EM 22/04/2008,POR TREMOR DE 5,2 GRAUS NA ESCALA RICHTER” O epicentro do terremoto ocorreu a cerca de 215 km de São Vicente, no litoral sul de São Paulo e atingiu 5,2 graus na escala Richter. O tremor ocorreu a aproximadamente 10 km de profundidade

VULCANISMO

Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da Terra chega até a superfície.

Há medida que vão ocorrendo as erupções vulcânicas os materiais emitidos pelos vulcões vão-se acumulando em torno da abertura pela qual foram expelidos o que faz com que o cone vulcânico vá adquirindo dimensões cada vez maiores FASES DE EVOLUÇÃO DE UM VULCÃO

Mistura de materiais rochosos no estado de fusão que se encontram no interior da Terra Magma que surge à superfície terrestre É muito rico em gases e à medida que ascende vai perdendo esses mesmos gases Menos rica em gases – ao arrefecer solidifica formando rochas

Erupções que ocorrem à superfície Erupções que ocorrem nos fundos marinhos. Se o cone vulcânico atingir a superfície formam-se as ilhas vulcânicas Ex: Açores e Madeira Vulcão dos Capelinhos - Açores

Erupções submarinas

Erupçõ es subaére as

VULCANISMO(GÊISERES) Um Gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos.

O CÍRCULO DE FOGO A maior parte dos vulcões se localiza ao longo ou próximo do limite de placas tectônicas.São os chamados vulcões de limite de placas. Porém alguns deles localizam-se no interior de uma placa, sendo pôr isto chamados de vulcões intraplacas, cujo exemplo mais conhecido é o arquipélago havaiano, situado no interior da placa do Pacífico.

Esta área estende-se pelos oceanos pacífico e Atlântico e pelo mar Mediterrâneo. Temos vulcões tanto nos limites de divergência, como nos de convergência. Nos limites divergência, geralmente nos fundo do mar, ocorrem quase 80% das manifestações vulcânicas da Terra.

VULCANISMO (FONTES TERMAIS) CALDAS NOVAS - GO

As fontes termais são nascentes comuns, a não ser por sua água morna ou, em alguns lugares, quente. Muitas fontes termais ocorrem em regiões de atividade vulcânica recente e são alimentadas por água aquecida por contato com rochas quentes abaixo da superfície. Há rochas quentes mesmo onde não tenha havido qualquer atividade vulcânica recente, pois a temperatura aumenta à medida que aumenta a profundidade. Assim, se a água se infiltrar no solo até grandes profundidades, é possível que, ao brotar numa fonte, ela ainda mantenha temperatura elevada, principalmente se a subida do aqüífero até a superfície for rápida, sem que haja tempo para que a água esfrie. Fontes termais podem coexistir até com temperaturas extremamente frias, como as da Groenlândia.