Download presentation
Presentation is loading. Please wait.
Published byGonçalo Vilanova Ribeiro Modified over 8 years ago
1
RECURSOS COESIVOS Palavras como, conjunções, pronomes, advérbios, sinônimos são mecanismos de coesão textual porque estabelecem relações com outros termos no interior de um texto, garantindo unidade entre as diversas partes que o compõem. Essa relação entre os elementos do texto recebe o nome de Coesão Textual. Há, portanto, coesão, quando há articulação dessas partes entre si, estabelecendo unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos. Tal unidade se dá pelo emprego de conectivos ou elementos coesivos, cuja função é evidenciar as várias relações de sentido entre os enunciados.conjunçõespronomesadvérbiossinônimos
2
Veja um exemplo de um texto coeso: Observe a coesão presente no texto a seguir: “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.” JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, 566 p.
3
COESÃO POR PRONOME Os metroviários realizaram uma passeata para reivindicar aumento de salário. Eles bloquearam a entrada dos funcionários que pretendiam trabalhar. (eles, pronome pessoal, retoma “metroviários”) e que, pronome relativo, retoma “funcionários”) Conversei com a aluna. O pai da aluna é delegado. Conversei com a aluna cujo pai é delegado. (o pronome relativo cujo substitui " da aluna")
4
Veja um exemplo de texto que precisa ser reescrito devido à repetição desnecessária de palavras: As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.
5
As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os veículos para vendê-los mais caro. O cliente vai à concessionária com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro pelo produto, desiste do negócio e as agências têm prejuízo.
6
Coesão por conjunção: estabelece relações significativas entre os elementos ou orações do texto. Tais conjunções podem exprimir valor semântico de adição, adversidade, causa, tempo... Marina trabalha e estuda. (adição) Estava triste, mas esboçou um sorriso. (adversidade) Perdeu a batalha, porque não usou as armas adequadas. (causa) Saí quando ele chegou. (tempo)
7
Quando uma conjunção não é usada corretamente, há prejuízo na coesão. Observe: O país prima pela justa distribuição de renda, portanto até hoje não conseguiu vencer a miséria. O conectivo "portanto" confere ao período o valor de conclusão, mas o sentido é de oposição. Quando há distribuição justa de renda, o certo é o país vencer a miséria. Logo, só podemos empregar uma conjunção que expresse ideia adversativa, como: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto. O período reescrito de forma adequada, fica assim: O país prima pela justa distribuição de renda, mas, porém, no entanto, entretanto até hoje não conseguiu vencer a miséria.
8
Estas questões apresentam problemas de coesão por causa do mau uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta. a) Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica. b) Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola, com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
9
O uso de períodos longos não é errado, mas o uso de períodos curtos torna a leitura do texto mais agradável, mais clara e objetiva. Veja os dois exemplos a seguir: Período longo: O sol ardente, típico dos verões tropicais, fazia com que as camisas dos homens que trabalhavam arduamente perecessem ter sido colocadas debaixo de uma chuva torrencial, enquanto eles reclamavam do excessivo suor e do calor. Períodos curtos: O sol estava ardente, típico dos verões tropicais. As camisas dos homens que trabalhavam arduamente parecia ter sido expostas a uma chuva torrencial. Eles reclamavam do calor e do excessivo suor.
Similar presentations
© 2025 SlidePlayer.com Inc.
All rights reserved.