DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR. Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
Advertisements

A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
O Processo de Socialização
Sistemas Fuzzy Ronaldo Gilberto de Oliveira. Sistemas Fuzzy Sistemas fuzzy estabelecem mapeamentos entre conjuntos fuzzy (hipercubos fuzzy) Sistemas fuzzy.
Tecnologia de Fabricação Mecânica Técnico em Mecânica FORJAMENTO.
O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?
Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
Luís Cardoso Nuno Santos Núria Morgado. É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”.
A CONTA - NOÇÃO, PARTES CONSTITUTIVA, REQUISITOS ESSENCIAIS
Prado Slides – Cidreira / RS Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização.
Eutanasia.
SABRINA PAZ MERKEL. Palavras são ditas por qualquer pessoa; Amo você! É uma delas; Unicamente, acredita-se no que é ouvido; Lamentavelmente, nem sempre.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Formação para Gestores Escolares: Prof. Paulo Hentz.
A MAIOR ACTIVIDADE VULCÂNICA E SÍSMICA OCORREM : ANEL DE FOGO DO PACÍFICO CINTURA MEDITERRÂNEA DORSAL MÉDIO-ATLÂNTICA.
APRESENTAÇÃO CÂMARA DOS DEPUTADOS ESCLARECIMENTOS RELATIVOS A: SITUAÇÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃOSITUAÇÃO DA SEGURANÇA.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 A interface do usuário do IPT e ferramentas de qualidade de dados Alberto GONZÁLEZ-TALAVÁN.
O Planejamento da Prática Pedagógica no Currículo Integrado DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Terra, um sistema capaz de gerar vida.
Álbum de fotografías por larisa Desde que o homem existe há música. Mas também os animais, os átomos e as estrelas fazem música. Karlheinz Stockhausen.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
1 Património Genético Regulação do material genético.
Implantação do programa de gestão por competências Primeiro Ciclo de Avaliação de Comportamentos e Atribuição Padrão Secretaria Municipal de Gestão Diretoria.
Mestrado em Inovação e Qualidade na Produção Alimentar Processo Produtivo do Queijo.
Programa Admissional da Enfermagem Categoria: Capacitação Responsável: Gerência de Enfermagem e Recursos Próprios.
UFSC / EEL 16/09/2008 Fluxo de Potência em Sistemas de Distribuição EEL7102 Edison A. C. Aranha Neto, M.Eng. Prof. Jorge Coelho, D.Sc.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Capítulo 8 Maximização de lucros e oferta competitiva © 2014 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :54 1 FORMATAÇÃO DE FRASES (continuação) Estilos Físicos. Elemento Produz texto com.
FRANCINETE JÉSSICA BOIKO MARIA CLAUDIA THAISE ADEQUAÇÃO PROFISSIONAL 4ºA- Ciências Contábeis Sistemas.
1. A RETIRADA DO DIVISOR FÍSICO NO SENTIDO POA/CANOAS; 2.OS VEÍCULOS PESADOS DEVERÃO OBEDECER O FLUXO SEMPRE A DIREITA; 3. OS VEÍCULOS DE CARGA ACIMA DE.
Taninos Maria Eduarda Araújo Produtos Naturais Medicinais DQB, FCUL, 2012 Na natureza os taninos encontram-se em muitas plantas superiores, como na casca.
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Evidências em Saúde Pública Análise Sistemática sobre a Lactose Fernanda Jafet, Flávia Mendonça, Laís Santana, Natália de Aquino e Thais Siqueira.
A história das 2 pedras (sobre fotos da CHINA) Uma anedota onde se mostra a diferença entre o pensamento lógico directo e o pensamento chamado « lateral.
FBV | CURSO: DESIGN | DISCIPLINA: METODOLOGIA DE DESIGN LUMINUSTRE Estilo em Design Aluno: Rodolfo Soares de Lemos Professor: Adailton Laporte.
 Estatísticas do aborto no mundo  Onde ocorrem  Legalidade dos abortos  Desenvolvimento típico do embrião  Opiniões.
Recursos Digitais Mapa de resultados das Avaliações externas. Mapa de resultados das Avaliações externas. Conexão Professor Banco de Itens Orientações.
Alimento: direito ou mercadoria?. Princípios No Brasil, a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é colocada “como objetivo estratégico para o desenvolvimento.
Otimizando a apresentação Através do Software Power Point.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Karla Regina.
À beira do rio Tejo, Lisboa foi sendo construída sobre colinas desde há mais de dois mil anos. Descobrir e apreciar a cidade através dos seus miradouros.
Aula 9 07/maio/2012.  Atividade – Sobrevivência dos Animais  Atividade – Modificação de populações  Atividade – Observação de diversidade.
Papai Noel nunca lhe escrevi... Progressão automática.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 de Abril O Sermão da Montanha pode ser visto como sendo a constituição.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 15 (R1) Combinação de Negócios Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS 3 (IASB – BV 2011)
DESENVOLVIMENTO, INCLUSÃO SOCIAL E INTEGRAÇÃO REGIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM TURISMO Programa de Incentivo à Iniciativa Privada no Setor do Turismo.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
EST 41 / AE ESTABILIDADE DE ESTRUTURAS AERONÁUTICAS – Autor: Prof. Paulo Rizzi - Eng. Aer., Ph. D. Falha de Painéis Reforçados Tipos de Análise Coluna.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
Manuel de Barros Clique Aumente bem o SOM! Sempre que a gratuidade pousa em minhas palavras, elas são abençoadas por pássaros e por lírios.
Fantasia, fotografia, som e algumas pérolas de sabedoria para os meus amigos. Diz o Talmude: “Um sonho que não se interpreta é como uma carta que não.
REVISÃO 3ª AVALIAÇÃO. Marketing Digital Publicidade & Assuntos Abordados Produzindo um Comercial; Comércio Digital; Comunicando na Internet.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
1. 2 Métodos de Observação com GPS QUESTÕES 1- Qual objetivo do trabalho? 2- Será que com o GPS se resolverá o levantamento desejado? 3- Quanto custará.
Autor: Maique Garcia Pelotas, 15 de Junho de
Aula Princípios de reactividade e equilíbrios químicos.
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Orientações Metodológicas Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco nas Escolas - Saber Saúde Programa Saber Saúde
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Colaboração da Professora Bianca. É uma escala numérica com números compreendidos entre 0 e 14. A acidez e basicidade de uma solução podem medir-se nesta.
Presentation transcript:

DIVERSIDADE NAS PLANTAS PLANTAS COM FLOR

Constituição das plantas com flor Existe uma enorme variedade de plantas com flor, de diferentes formas, cores e tamanhos. Estas plantas são normalmente constituídas pela:

Raiz  É a parte da planta através da qual ela absorve a água e os sais minerais.  Fixa a planta ao meio.  Também pode armazenar substâncias de reserva.

Caule  É a parte da planta que liga a raiz às folhas.  Tem como função servir de suporte aos ramos, folhas, flores e frutos.  É por ele que circulam as substâncias de que a planta necessita.

Folhas  Nascem a partir do caule.  A principal função é captar a luz solar para a planta fabricar o seu próprio alimento.  É também nas folhas que a planta realiza trocas gasosas com o ambiente.

Flor  Contém os órgãos reprodutores da planta.

Fruto  É originado a partir da flor.

Diversidade nas plantas (A)  Algumas plantas que vivem nos desertos quentes têm as folhas reduzidas a espinhos, evitando assim a perda de água por transpiração.

Diversidade nas plantas (B)  Os jacintos-de-água flutuam na água por terem ar no seu interior. Devido à sua resistência (vivem até em águas poluídas!) e à ausência de herbívoros que se alimentam dela, esta planta tornou-se uma praga em Portugal.

Diversidade nas plantas (C)  A flor-da-Páscoa chama-se assim por ser uma das primeiras a germinar. Para se defender do frio, cresce junto ao solo, tem folhas muito recortadas e o caule, as folhas e os rebentos estão revestidos por pelos modificados.

Diversidade nas plantas (D)  Algumas plantas de altitude, que crescem nas montanhas, resistem ao frio guardando o ar mais quente no interior de uma almofada de folhas e assim mantendo a temperatura até 5ºC acima da temperatura ambiente.

Em que meios crescem as raízes das plantas B e C? B C

B C B – na água C – no solo, próximo da superfície (crescem junto ao solo)

Formula uma hipótese sobre as principais diferenças das raízes das plantas B e C, tendo em conta o meio em que se desenvolvem. B C

AAs da planta B estarão adaptadas ao crescimento na água, sendo portanto mais frágeis, enquanto que as da planta C terão raízes mais fortes adaptadas ao crescimento no solo, um meio mais denso.

Diversidade nas plantas (E)  As plantas das dunas junto ao mar têm de resistir às características desse local. As folhas recortadas são resistentes aos ventos.

Diversidade nas plantas (F)  Nas florestas tropicais a vegetação é luxuriante. Num hectare é possível encontrar 300 espécies diferentes de árvores. Esta diversidade deve-se ao calor e à chuva que existem durante todo o ano.

Diversidade nas plantas (G)  Carvalhos, castanheiros e faias são plantas com flor adaptadas aos climas temperados. As folhas caem no outono e nascem novamente durante a primavera e verão, épocas em que estão reunidas as melhores condições de temperatura, luminosidade e água.

Diversidade nas plantas (H)  As coníferas, como o pinheiro, são muito resistentes à falta de água: as suas folhas têm forma de agulha, o que impede a perda de água por transpiração.

Curiosidade  As plantas carnívoras vivem geralmente em locais com muita água, mas pobres em minerais. Capturam insetos ou outros animais pequenos, para usarem os seus materiais e assim crescerem melhor.  A captura ocorre através de armadilhas: apêndices pegajosos, jarras ou tubos com líquidos.

Curiosidade  A Cuscuta é uma planta com flor. As suas raízes desenvolvem-se num local muito especial: no interior de outras plantas, retirando-lhes o alimento.  Por viver à custa de outras plantas, a Cuscuta é considerada uma planta parasita.

Curiosidade  As plantas epífitas são plantas que se desenvolvem sobre outras plantas, fixando sobre elas as suas raízes. Vivem geralmente nas florestas tropicais, onde a competição pela luz e pelo espaço não permite que plantas herbáceas prosperem junto ao solo.  Há algumas figueiras tropicais (Ficus estranguladora) cujas sementes podem germinar sobre outras árvores.

Realizo um herbário...  A construção de um herbário permite obter informação sobre a diversidade vegetal de um local, bem como desenvolver competências de pesquisa e de identificação de plantas.

I - Como colho as plantas? Material : caixas de cartão ou tabuleiros. Procedimento : seleciona um local onde existam plantas herbáceas não cultivadas.  Escolhe plantas cultivadas: com raiz, caule, folhas e flores.  Arranca a planta pela raiz e coloca-a numa caixa (ou tabuleiro), com cuidado.

II – Como preservo as plantas? Material : folhas de papel de jornal; livros pesados Procedimento : coloca cada planta entre duas folhas de jornal. Não te esqueças de endireitar a planta, pois é nessa posição que ela ficará conservada.  Coloca as folhas de jornal com as plantas debaixo de vários livros ou dentro de listas telefónicas antigas.  As plantas devem ficar a secar sem lhes mexeres durante algumas semanas.

III - Como organizo o herbário? Material : folhas de papel A4 e etiquetas; fita-cola; micas; capa de argolas. Procedimento : coloca com muito cuidado, cada planta seca sobre uma folha de papel A4.  Fixa a planta à folha com fita-cola.  Preenche os dados que souberes, sobre a planta, na etiqueta. Cola-a na página.  Coloca dentro de uma mica cada um das folhas do herbário.  Organiza as várias folhas, por ordem alfabética.

Herbário Escola Básica de Matosinhos 2011/2012 Disciplina de Ciências da Natureza 5ºAno Turma ___ Nº _______ Local de recolha ______________________ Data ___/___/___ Rubrica _________________________ Nome comum ___________________________________ Nome científico __________________________________