Presentation is loading. Please wait.

Presentation is loading. Please wait.

FIGURA 17. 1Ácidos graxos de cadeia longa

Similar presentations


Presentation on theme: "FIGURA 17. 1Ácidos graxos de cadeia longa"— Presentation transcript:

1 FIGURA 17. 1Ácidos graxos de cadeia longa
FIGURA 17.1Ácidos graxos de cadeia longa. Esquerda: palmítico (saturado). Direita: cis-palmitoléico (insaturado). Esquema de cores: H, branco; C, cinza; O, cinza-escuro.Cortesia de Dr. Daniel Predecki, Shippensburg University, Shippensburg, PA. FIGURA 17.2Triacilglicerol (1-palmitoil-2,3-dioleil glicerol). Ver Figura 17.1 para esquema de cores.Cortesia de Dr. Daniel Predecki, Shippensburg University, Shippensburg, PA.

2 FIGURA 17. 6Transporte interórgãos de ácidos graxos
FIGURA 17.6Transporte interórgãos de ácidos graxos. (A) No estado alimentado, há deposição de triacilglicerol no tecido adiposo. As fontes são gordura da dieta e ácidos graxos sintetizados no fígado a partir de excesso de carboidratos e aminoácidos. (B) No estado de jejum, triacilgliceróis são hidrolisados, e ácidos graxos livres e glicerol são liberados no sangue.*Durante jejum prolongado, o fígado sintetiza corpos cetônicos, que se tornam um importante combustível no sangue.

3 FIGURA 17.11Transferência de acetil-CoA da mitocôndria para o citosol para biossíntese de ácidos graxos pela via da clivagem de citrato.

4 FIGURA 17. 19A via da gliceroneogênese no fígado e no tecido adiposo
FIGURA 17.19A via da gliceroneogênese no fígado e no tecido adiposo.Durante jejum, esta via, que é uma versão abreviada da gluconeogênese, produz glicerol 3-fosfato para síntese de triacilglicerol. As enzimas-chaves da glicerogênese são (1) piruvato carboxilase, (2) as formas mitocondrial e citosólica da NAD malato desidrogenase, (3) fosfoenolpiruvato carboxiquinase e (4) glicerol 3-fosfato desidrogenase.

5 FIGURA 17.20Ácidos graxos são transportados para dentro da mitocôndria como acilcarnitinas para oxidação. Inibição da carnitina palmitoiltransferase I (CPT I) por malonil-CoA regula a velocidade de oxidação de ácidos graxos.

6 FIGURA 17.26Síntese e utilização de corpos cetônicos


Download ppt "FIGURA 17. 1Ácidos graxos de cadeia longa"

Similar presentations


Ads by Google