Presentation is loading. Please wait.

Presentation is loading. Please wait.

ESTUDO BÍBLICO 17 A FIDELIDADE DE DEUS APRESENTAÇÃO

Similar presentations


Presentation on theme: "ESTUDO BÍBLICO 17 A FIDELIDADE DE DEUS APRESENTAÇÃO"— Presentation transcript:

1 ESTUDO BÍBLICO 17 A FIDELIDADE DE DEUS APRESENTAÇÃO
EDILSON JOSÉ BARBOSA

2 O QUE É FIDELIDADE ? O QUE É A FIDELIDADE DE DEUS? DEUS É FIEL? DEUS TEM SIDO FIEL NA SUA VIDA? IRMÃO VOCÊ TEM SIDO FIEL A DEUS? VOCÊ TEM UMA VIDA DE FIDELIDADE?

3 O QUE É FIDELIDADE ? É uma expressão que usamos para nos referir a alguém que é LEAL a uma pessoa ou a algo. O termo está associado àquilo que é VERDADEIRO, HONESTO, CONSTANTE E CONFIÁVEL. Refere-se também à qualidade da pessoa que CUMPRE RIGOROSAMENTE OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS com outra, que neste caso, denomina-se fiel.

4 A Fidelidade de Deus Reconhecer que a fidelidade de Deus é imutável;
Crer que todas as promessas de Deus ao Seu tempo se cumprirão; Entender que a infidelidade humana não altera a fidelidade de Deus.

5 VERDADE DA PALAVRA “A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, até as nuvens a tua fidelidade.” Sl 36.5 Verdade Aplicada A fidelidade de Deus é a base sólida da sustentação de nossa confiança e relacionamento com Ele.

6 TEXTOS DE REFERÊNCIA Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor, os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade. Pois disse eu: a benignidade está fundada para sempre: a tua fidelidade, tu a confirmarás até nos céus, dizendo: Celebrem os céus as tuas maravilhas, ó Senhor e na assembleia dos santos a tua fidelidade. A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar e em meu nome crescerá o seu poder. Salmos 89.01,02,05,24

7 A FIDELIDADE DE DEUS É um dos grandes temas da Bíblia, carrega em si a ideia do compromisso inabalável de Deus em manter, na relação com o Seu povo, tudo quanto se encontra ESCRITO NA SUA PALAVRA.

8 A FIDELIDA DE DEUS A fidelidade é uma das gloriosas perfeições do Senhor, uma vestimenta do próprio Deus. (Salmos 89.8). Tudo o que há acerca de Deus é grande, vasto e incomparável, assim é também Sua fidelidade . (Salmos 36.5).

9 TÓPICOS A SEREM ESTUDADOS
A FIDELIDADE É UM ATRIBUTO DO CARÁTER DE DEUS. DEUS É FIEL NO CUMPRIMENTO DAS SUAS PROMESSAS. A FIDELIDADE DE DEUS NA RELAÇÃO COM SEU POVO. 1 2 3

10 1. A fidelidade é um atributo do caráter de Deus
A fidelidade é parte inerente do ser divino e Ele tem enorme satisfação em revelar-se a Seu povo como Deus fiel (Deuteronômio 7.9). O apóstolo Paulo afirma que nem mesmo a infidelidade humana pode alterar a fidelidade divina. (2 Timóteo 2.13).

11 A vida de Deus não muda A fidelidade de Deus está expressa em Sua coerência moral e pessoal no Seu relacionamento com as Pessoas.

12 Deus não envelhece, Sua vida não aumenta nem diminui. Ele não ganha novas forças nem perde o que possui. Não amadurece nem se desenvolve. Ele não se torna mais forte nem fica mais fraco, Nem fica mais sábio a medida em que o tempo passa, Pois já é perfeito e sendo perfeito não pode mudar nem para melhor nem para pior.

13 No curso da vida humana, gostos, perspectivas, tempo, temperamento, entre outros, podem mudar o caráter de uma pessoa, mas nada pode alterar o caráter de Deus. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”. Tiago 1.17

14 Os propósitos de Deus não mudam
“O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração”. Salmos O Seu proposito abrange grandes reinos, mas também tem planos para com Seus servos de forma inabalável e com relação a Igreja.

15 2. Deus é fiel no cumprimento de Suas promessas
A Bíblia está repleta de promessas de Deus para Seu povo. Em Hebreus 10.23, somos convidados a guardar firmemente a nossa esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

16 Mas lembre-se: As promessas de Deus podem ser condicionais.
A maioria das promessas de Deus é incondicional e será cumprida, outras, porém, dependem da obediência e fé do Seu povo. Precisamos, portanto, ter uma atitude de fé e perseverança face as promessas de Deus e buscar o seu cumprimento por meio da oração.

17 As promessas de Deus podem parecer demoradas
Os que pensam que as promessas de Deus são tardias não possuem o discernimento necessário para saber que a demora de Deus tem o objetivo de afastar o julgamento e trazer a graça salvadora ao maior numero possível de pessoas. Na vida do cristão, a espera é sem dúvida um amadurecimento pessoal. O TEMPO DE DEUS NÃO É O NOSSO TEMPO.

18 As promessas de Deus são atuais
“ Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”. Atos 2.39 As Escrituras afirmam que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente; o mesmo se aplica a Palavra de Deus, pois Cristo é a Palavra viva de Deus.

19 3. A fidelidade de Deus na relação com o Seu povo
“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.” 2 Timóteo 2:13 No relacionamento entre Deus e o Seu povo, Ele tem se mantido fiel. As gerações vão e vem, e Deus permanece fiel a todas elas. Mesmo quando o povo peca ou se desvia, Deus permanece fiel, pronto a perdoar, restaurar e socorrer, quando estes se voltam para Ele.

20 Deus é fiel em perdoar. “ Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem;” SALMOS 103 :11 Dentre as riquezas de Deus está sua capacidade de perdoar, expressa nas riquezas de Sua misericórdia que transcendem aos nossos mais elevados pensamentos.

21 Deus é fiel em socorrer e livrar
O Senhor não nos prometeu uma vida fácil e sem dificuldades. Ele nos conscientizou de que neste mundo teríamos aflições.

22 Conforme : Mateus 28.20 – Apoc. 2.1
A promessa da Sua presença A promessa da presença de Deus é uma verdade gloriosa revelada em toda a Bíblia. Ele estará presente e de forma ativa por todos os dias até o fim dos séculos. Conforme : Mateus – Apoc. 2.1

23 Conclusão A infidelidade, é um grave pecado. Ela está presente na vida social, nos negócios, nas amizades e até na vida conjugal. No entanto, é encorajador erguer os olhos e contemplar aquele que é fiel em tudo e em todo o tempo, no qual podemos confiar plenamente na certeza de que Ele nunca falhará conosco.

24 SER FIEL A DEUS Irmão você já entendeu?
Quais são os princípios e passos para uma jornada cristã íntegra e frutífera. SER FIEL A DEUS

25 IRMÃO SEJA FIEL SER FIEL A NÓS MESMOS
A FIDELIDADE NOS RELACIONAMENTOS. A FIDELIDADE NA VIDA PROFISSIONAL DÊ PROPÓSITO AO SEU DINHEIRO USE E APERFEIÇOE SUAS HABILIDADES. APROVEITE MELHOR O SEU TEMPO FIRME POSIÇÃO EM SUA IGREJA SER FIEL A NÓS MESMOS vídeo

26 IRMÃO NÃO ESQUEÇA : DEUS É BOM E SERÁ SEMPRE FIEL A VOCÊ


Download ppt "ESTUDO BÍBLICO 17 A FIDELIDADE DE DEUS APRESENTAÇÃO"

Similar presentations


Ads by Google