1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.

Slides:



Advertisements
Similar presentations
O pensamento racional na idade media:
Advertisements

NOVA EBD LIÇÃO 28. DEUS FALA PELA IGREJA “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado.
A diferença entre um Anjo e um Amigo... Anjos e Amigos... Todos temos um pouquinho de cada coisa...
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é..." (2º Coríntios 5:17)
Perguntas Sérias... IMPORTANTE Vale a pena refletir sobre cada uma das perguntas abaixo, sem levar o assunto simplesmente como mais uma piada. São perguntas.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros...
O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?
Grupo: Tipicos da póvoa. Problemas 1-Quantos tipos de drogas existem neste momento? 2-Quais as drogas mais perigosas? 3-Quais as drogas mais consumidas.
AMIGO DE VERDADE!!!. ESPERA! ESPERAS UM MINUTO!!! E CONTA ATÉ DEZ E CONTA ATÉ DEZ
Prado Slides – Cidreira / RS Eu estava dentro do avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez escutava a orientação do comandante: "Em caso de despressurização.
Eutanasia.
SABRINA PAZ MERKEL. Palavras são ditas por qualquer pessoa; Amo você! É uma delas; Unicamente, acredita-se no que é ouvido; Lamentavelmente, nem sempre.
Um caminho para formar discípulos-missionários Iniciação à Vida Cristã A catequese não é uma supérflua introdução na fé, um verniz ou um cursinho de admissão.
Janeiro de 2014 Slide 1 Educação financeira dos filhos.
Tipos de Conhecimento Prof. Luís Couto. A relação sujeito e objecto A relação entre o sujeito e o objecto ocorre dentro de um contexto. Por isso: O próprio.
A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO.. SOFISTAS OS MESTRES DA ARGUMENTAÇÃO.
A Fotografia…. A arte de pintar com luz. Também é a “máquina do tempo”, pela forma em que nos leva ao passado. É o veículo mais rápido, uma imagem nos.
Funções de Lógica Proposicional. Para negarmos uma proposição no formato de disjunção(p ou q), faremos o seguinte: 1) Negaremos a primeira (~p); 2) Negaremos.
Autógrafo é a assinatura original, de próprio punho, do autor de alguma obra. Assinam seus quadros os pintores.
Dizem que, a uma certa idade, nós as mulheres nos fazemos invisíveis, que nossa atuação na cena da vida diminui e que nos tornamos inexistentes para.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia Cristiani Kobayashi UNIP.
Álbum de fotografías por larisa Desde que o homem existe há música. Mas também os animais, os átomos e as estrelas fazem música. Karlheinz Stockhausen.
Análise de Conteúdo e Indexação CLASSIFICAÇÃO - acto de agrupar coisas ou conceitos que tenham algo em comum; conjunto de regras que presidem à ordenação,
Conheço um escritor Plano Nacional de Leitura Rede Bibliotecas Escolares Revista Visão Júnior.
Orações de agradecimentos. Querido Jesus, obrigado pela saúde dos colegas da turma, pela vida e que a gente continue juntos. Gostaria também, que você.
Curiosidades “esqueléticas” Parte integrante da revista Território Teen “PROFESTAS HOJE” Editora Cultura Cristã.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA SOCIAL E SUAS RELAÇÕES Atividade complementar 01 Apresentação 01.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
(autor desconhecido). Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula, mas os alunos estavam ansiosos.
As sogras sempre foram motivo de historias, piadas e controvérsias, mas no passado, no presente e talvez no futuro sempre existiram, existem e existirão.
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA LABORATÓRIO DE MECÂNICA ERROS DE MEDIÇÃO DOCENTE:
Carta de um bébé à sua mãe:. Olá, mamã, tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz apenas alguns dias que tu me concebestes na tua barriguinha!
Protetor Solar FPS 30 Mary Kay. Protetor Solar FPS 30 A linha Solar Mary Kay protege e revitaliza a pele de qualquer pessoa, para que elas possam aproveitar.
相簿 由 Terry Kwan Citações do livro “O vendedor de sonhos” de Augusto Cury.
Enviar PlanejamentoPlanejamento Por Cássio P. Dias.
FBV | CURSO: DESIGN | DISCIPLINA: METODOLOGIA DE DESIGN LUMINUSTRE Estilo em Design Aluno: Rodolfo Soares de Lemos Professor: Adailton Laporte.
A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando o sacerdote.
Estrutura Condicional Cleone Silva
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
À beira do rio Tejo, Lisboa foi sendo construída sobre colinas desde há mais de dois mil anos. Descobrir e apreciar a cidade através dos seus miradouros.
Papai Noel nunca lhe escrevi... Progressão automática.
Introdução aos conceitos de Teste de Software Prof. Wolley W. Silva.
PORQUE AS PESSOAS SE CASAM! DEPOIS DE LER, VOCÊ VAI SABER A VERDADEIRA RAZÃO DE UMA UNIÃO HOMEM/MULHER.
Reprogramando os modelos mentaisReprogramando os modelos mentais para melhoria do desempenho humano para melhoria do desempenho humano “Se o pensamento.
Música: “Cum Sancto Spiritu” da missa em si menor de Bach 2016 Ciclo C Sala alta do Cenáculo, que recorda o Pentecostes.
Descubra Líderes em Potencial Pr. Carlos Augusto – MIPES / UNeB Adaptado de Dave Earley – Transformando Membros em Líderes.
Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 Lição da Escola Sabatina 9 de Abril a 15 de Abril O Sermão da Montanha pode ser visto como sendo a constituição.
Estamos vivendo dias que chamo de DESAFIADORES.
CAPELANIA EMPRESARIAL A capelania empresarial tem como objetivo principal estabelecer contatos pessoais no lugar de trabalho, entre funcionários e empresários.
Jessica Goulart Mariane Ribeiro Marina Oshiro Patricia Graciano.
10 passos para se tornar uma Red Jacket de sucesso! Arlene Alencar Diretora de Vendas Mary Kay.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO PMSB: UM ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
ADMITIR Princípio 4: Abertamente analiso e confesso todas as minhas falhas a mim mesmo, a Deus e a alguém de minha confiança.
Operações de Marketing. Competências Subsidiar a criação de estratégias de inovação em produtos e serviços. Subsidiar a criação e desenvolvimento de precificação,
SENHOR, estou pedindo a tua ajuda; vem socorrer-me depressa! Ouve a minha oração, os meus pedidos! Que a minha oração com mãos levantadas seja como o.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.
Como são constituídos os seres vivos? A utilização do microscópio para obter imagens ampliadas dos tecidos dos seres vivos permitiu concluir que todos,
A Liturgia fala-nos da UNIÃO VITAL dos discípulos com o Ressuscitado, através da alegoria da Videira Verdadeira. Devem "permanecer" em comunhão de vida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE INCERTEZA NA CALIRAÇÃO Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Autor: Maique Garcia Pelotas, 15 de Junho de
Paiva Slides Oi, Como você acordou esta manhã? Eu vi você e esperei pensando que falaria comigo, mesmo que fossem apenas umas poucas palavras, querendo.
Aulas previstas: 7. O eu pessoal (13 slides) 8. As relações interpessoais (26 slides) 9. A pessoa na sociedade (15 slides) 10. Tempo, morte e imortalidade.
Cada uma das seguintes figuras representa uma circunferência e um polígono O polígono está inscrito na circunferência O polígono não está inscrito na.
Encerrando Ciclos Paulo Coelho Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,
Movimento Uniformemente Variado Prof. Roberto Plantaodematematica.weebly.com.
Uma mensagem natural Gostaria de escrever-lhe hoje uma mensagem bem natural, uma mensagem sem desencantos,
Há sempre uma sobra em meu sorriso Ouvir a sua voz me faz tremer Foi seu amor que fez isso comigo Só não me ensinou como esquecer.
Os Profetas anunciaram, muitos séculos antes, a vinda do enviado de Deus, como uma grande Luz a brilhar na noite do mundo.
Presentation transcript:

1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios da vida terrena de 4. Unidade pessoal de Jesus Cristo ( 6 slides) Cristo ( 8 slides) 10. Paixão e morte (12 slides) 5. Cheio de graça e de 11. Glorificação (12 slides) verdade ( 10 slides) 12. Frutos da Redenção ( 8 slides) 6. Outras características (10 slides) Aulas previstas: Aula 1 Introdução Cristologia

1/6 Introdução  O mistério de Cristo, que se refere à sua pessoa e à sua obra de salvação, junta e resume todos os artigos da fé : os que se referem à Trindade, pois Ele é Deus, o Filho do Pai, e revela-nos a Trindade; e os que se referem aos desígnios e obras de Deus, pois Ele levou a cabo o plano da sua vontade salvífica. A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso salvador e redentor, tal como no-lo propõe a fé da Igreja.

2/6 Introdução  Jesus Cristo, mediador e plenitude de toda a Revelação, não é um mito : é Deus feito homem que viveu num contexto histórico concreto, e os acontecimentos da sua vida foram reais e comprováveis. Mas é preciso um conhecimento amoroso de Cristo até nos tornarmos CIC semelhantes a Ele (cfr. CIC ).  Mediante os métodos próprios da história podemos chegar a conhecer cada vez melhor a realidade visível da vida de Jesus. Mas unicamente mediante a Revelação divina e a fé podemos transcender a mera exterioridade e chegar a conhecer quem é Ele verdadeiramente : “ninguém conhece o Filho senão o Mt 11, 27 Pai” ( Mt 11, 27 ); “ninguém pode vir a mim se não o atrai o Pai que me enviou” Jo 6, 44 ( Jo 6, 44 ).

3/6 Introdução  Desde finais do século XVIII (Ilustração), surge a tentativa de reconstruir a vida de Jesus com uma metodologia histórica que prescinde do que não tem uma explicação racional. Cristo foi um simples homem : excluir como mito tudo o que é milagroso.  No século XIX, o protestantismo liberal também tentou chegar ao “verdadeiro” Jesus, só homem, contando unicamente com a razão e a ciência histórica positiva. Poder-se-ia conhecer muito pouco do “ Jesus histórico ”.  Século XX : para Rudolf Bultmann a fé em Jesus foi-se desenvolvendo por um processo de mitificação. Haveria que estudar a história das formas literárias dos Evangelhos e depois desmitificar o caminho que a fé teria percorrido. Autores posteriores: novas contribuições da linguística. Chega-se a um Jesus “judeu”, taumaturgo, mestre, revolucionário, ou profeta escatológico.

4/6 Introdução  Os preconceitos racionalistas, para começar, excluem como impossível que Jesus Cristo seja Deus ou a realidade dos milagres. Esta atitude é incompatível com a busca sincera da verdade. A distinção entre o “ Jesus histó- rico ” e o “ Cristo da fé ” é uma distinção de graves consequências.  O próprio nome de “ Jesus Cristo ”, com que o denominaram desde os começos, confessa que “Jesus”, o Filho único de Deus que viveu em Nazaré, é o “Cristo” da fé. A atitude principal da primeira tradição cristã foi a de conservar fielmente a recordação das palavras e obras de Jesus.

5/6 Introdução  As ciências humanas (história, arqueologia, filolo- gia, etc.) têm o seu valor (conhecer melhor as con- dições históricas da cultura do ambiente de Jesus, os géneros literários, a composição dos Evangelhos, etc.), sempre que se apliquem de modo científico e com rectidão e não estejam viciadas por determi- nadas ideias filosóficas. Esse Jesus, que a história investiga, não é um simples homem, é o Filho de Deus. O ponto de partida da Cristologia (teologia) é a fé. O depósito da fé transmitiu-se de dois modos: a Sagrada Escritura e a Tradição. E “o ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus, escrita ou transmitida, foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em Dei Verbum 10 nome de Jesus Cristo” ( Dei Verbum 10 ).

6/6 Ficha técnica  Bibliografia  Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel)  Slides  Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com