Presentation is loading. Please wait.

Presentation is loading. Please wait.

Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014.

Similar presentations


Presentation on theme: "Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014."— Presentation transcript:

1 Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014

2 Rafael - A Escola de Atenas (1509)

3

4 Aristóteles (384-322 a.C). Natural de Estagira, Filho do médico do rei da Macedônia, Tutor de Alexandre. Aluno de Platão.

5 Sistema Filosófico. Lógica, Ciências (Física, Ótica, Astronomia, Biologia). Metafísica, Ética Retórica, Política. Artes, Áreas de Atuação de Aristóteles.

6 Lógica: Formas de relacionar proposições. Todo homem é mortal, + Sócrates é um homem = Sócrates é mortal.

7 Física. "Pois bem, entre as coisas que têm movimento seu, algumas se movem por si mesmas e outras por outras coisas; e em alguns casos seu movimento é natural, em outros violento e contrário à sua natureza. Nas coisas que se movem por si mesmas seu movimento é natural (...) E o que é movido por outro é movido naturalmente ou contra a natureza; por exemplo, o movimento para cima de uma coisa terrestre e o movimento para baixo do fogo são contra a natureza."

8 Física. "Agora bem, a pergunta que se busca responder é esta: por que se movem até seus lugares próprios o leve e o pesado? A razão está em que têm uma tendência natural de ir para um lugar e isto constitui o ser do leve e do pesado, estando um determinado para cima e o outro determinado para baixo."

9 Física. Aristoteles ainda esclarece que os movimentos naturais na Terra ocorrem em linha reta.

10 Química. Os materiais na Terra são compostos de 4 elementos: Fogo, Ar, Água, Terra.

11 Química. Terra = Seco + Frio. Ar = Úmido + Quente. Estes materiais vêm das qualidade fundamentais: Água = Úmido + Frio. Fogo = Seco + Quente. Para Aristóteles a matéria é a capacidade de adquirir formas.

12 Cosmos Aristotélico. A Terra no Centro do Universo. Divisão do Universo nas Regiões Sub-lunar e Supra-lunar, que teriam naturezas diferentes.

13 Supra-lunar: Esferas perfeitas, Movimentos Circulares - Eternos, Mundo feito de Éter. Sub-lunar: Matéria desforme e feitas dos quatro elementos, Movimento em linha reta - Lugar Natural. Cosmos Aristotélico.

14 Mas podemos nos perguntar: O sistema aristotélico foi formulado somente por Aristóteles?

15 Eudoxo (sec IV a.C.) É um dos elaboradores do modelo das esferas concêntricas. Na elaboração de Aristóteles chega a 55 esferas.

16 Hiparco (sec II a.C.). Modelo com Epiciclos e Deferentes.

17 Ptolomeu (sec II d.C.). Escreve o Almagesto - A Grande Obra.

18 Movimento Retrógrado.

19


Download ppt "Gravitação - Aula III Aristóteles ao O Sistema Aristotélico. Prof. Ivã Gurgel 01-03/10/2014."

Similar presentations


Ads by Google